Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4121Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Maria Edinalva de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-10T13:24:06Z | - |
| dc.date.available | 2018-04-04 | - |
| dc.date.available | 2018-05-10T13:24:06Z | - |
| dc.date.issued | 2017-08-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4121 | - |
| dc.description.abstract | This research proposes a reflection on the importance of the playful in Early Childhood Education. In this way, we understand games and games as important tools to help the teacher. The objective of this study is to analyze what playful practices take place and how they are used by the teacher for development in the child's learning process. The study methodology is based on a bibliographical research of a literary character from Almeida (2000), Brock (2011), Emerique (2004), Farias (2011) Freire (2000), Schön (2000) among others, to analyze how The imaginary world of the child when well encouraged so that the construction of knowledge happens pleasurably and not by imposition. The study demonstrates that play is a spontaneous activity of the child and is part of his imaginary universe, being able to understand reality from cultural practices, arousing curiosity and creativity, indispensable elements in the construction of knowledge. The object of study was the Municipal Kindergarten Francisca Vitória de Oliveira that serves children from zero to five years of age. The director, supervisor and a teacher participated in the research, where the supervisor responded to an observation script. The results show that the educator needs to be more creative in promoting playful activities that stimulate the participation of the children observing the development in the course of these activities. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-10T13:24:06Z No. of bitstreams: 1 MEL04042018.pdf: 400302 bytes, checksum: 92fbc9f95f583def81a18dc70adbaf38 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-10T13:24:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEL04042018.pdf: 400302 bytes, checksum: 92fbc9f95f583def81a18dc70adbaf38 (MD5) Previous issue date: 2017-08-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | O lúdico na educação infantil – aprender brincando | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Seabra, Magno Alexon | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a importância do lúdico na Educação Infantil. Desse modo, compreendemos os jogos e brincadeiras como importantes ferramentas no auxílio do professor. O objetivo deste estudo é analisar quais práticas lúdicas que acontecem e como são utilizadas pelo professor para o desenvolvimento no processo de aprendizagem da criança. A metodologia de estudo está fundamentada em uma pesquisa bibliográfica de caráter literária a partir Almeida (2000), Brock (2011), Emerique (2004), Farias (2011) Freire (2000), Schön (2000) dentre outros, para analisamos como ocorre o mundo imaginário da criança quando bem incentivado para que a construção do conhecimento aconteça de forma prazerosa e não por imposição. O estudo demonstra que o brincar é uma atividade espontânea da criança e que faz parte do seu universo imaginário podendo compreender a realidade a partir de práticas culturais, despertando a curiosidade e a criatividade elementos indispensáveis na construção do conhecimento. O objeto de estudo foi a Creche Municipal Francisca Vitória de Oliveira que atende crianças de zero a cinco anos de idade. Participaram da pesquisa a diretora, supervisora e uma professora, onde a supervisora respondeu a um roteiro de observação. Os resultados mostram que o educador precisa ser mais criativo ao promover atividades lúdicas que estimule a participação das crianças observando o desenvolvimento no decorrer dessas atividades. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MEL04042018.pdf | 390,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
