Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcionne Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-05-10T13:30:22Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2018-05-10T13:30:22Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4122-
dc.description.abstractStorytelling is one of the oldest media, used since the dawn of mankind to transmit values and knowledge, developing the habit of reading. Through stories, people have the opportunity to become regular readers and discoverers of an imaginary world. Listening and storytelling allows students to build their own story and share with others in a moment of creativity. The research aims to analyze storytelling as a tool that contributes to children's learning. The research offered the opportunity to investigate the storytelling in Elementary School I, in (E M M S A), a public school in the municipality of São José dos Cordeiros - PB. The methodology used in the research was qualitative of the descriptive type, in which we used as a data collection instrument the questionnaire, the corpus was composed by two educators who teach in the second year of elementary school I. Our theoretical foundation is based on Abramovich (1997), Bettelheim (1997), Machado (2007), and others that address the importance of storytelling. Storytelling provides emotions, and is a beneficial activity used in classrooms as a pedagogical practice that effectively contributes to the training of good readerspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-10T13:30:22Z No. of bitstreams: 1 MFS2017.pdf: 1083662 bytes, checksum: dbcc322072e99c99a216f90ee8d076f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T13:30:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFS2017.pdf: 1083662 bytes, checksum: dbcc322072e99c99a216f90ee8d076f9 (MD5) Previous issue date: 2017-07-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleContação de histórias: instrumento necessário no estímulo à leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoA contação de histórias é um dos meios mais antigos usados desde os primórdios da humanidade para transmitir valores e saberes, desenvolvendo o hábito da leitura. Por meio das histórias, as pessoas têm a oportunidade de se tornarem leitores assíduos e descobridores de um mundo imaginário. O ouvir e contar histórias permite que os alunos construam sua própria história e compartilhem com os outros, em um momento de criatividade. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a contação de histórias como instrumento que contribuem para a aprendizagem das crianças. O trabalho ofereceu a oportunidade de investigar a contação de histórias no ensino fundamental I, na (E M M A S), escola pública do município de São José dos Cordeiros - PB. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva, em que utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário. O corpus foi composto por duas educadoras que lecionam no 2o ano do ensino fundamental I. Nossa fundamentação teórica baseia-se em Abramovich (1997), Bettelheim (1997), Machado (2007) e entre outros que abordam sobre a importância da contação de histórias. A contação de histórias proporciona emoções e é uma atividade benéfica utilizada nas salas de aula como prática pedagógica, contribuindo de forma efetiva para a formação de bons leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFS2017.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.