Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Dalvalis Carvalho da-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:18:05Z-
dc.date.available2018-03-14-
dc.date.available2018-05-10T14:18:05Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4126-
dc.description.abstractThe present study was based on the importance of knowledge and reflection on inclusion. The objectives that guide this scientific work are: to analyze the conception of the teachers in relation to inclusive education; To verify from the perspective of teachers the main factors that favor (and those that hinder) the implementation of inclusive education; To analyze the pedagogical practice of teachers in the care of children with disabilities. This research was designed and developed in order to contribute to meaningful learning and the development of the main subject of teaching, the student. For that, a qualitative and field research was conducted. The collection instrument used was the questionnaire. In order to guide the reflection on the theme, we use as theoretical reference the following authors: Mantoan (2001, 2003, 2004, 2006, 2007), Cavalcante (2004), Sassaki (1999, 2000, 2003), Marques C. (2002), Cury, A. (2003), Amaral (2006), Carvalho (2004), Aranha (2000, 2004), among others. From the results presented, we found that the teachers conceive of inclusive education as an irreversible movement, and the teacher plays a fundamental role in this movement. However, its performance is hampered by several situations, among which we can highlight: lack of specific training, scarce pedagogical resources, lack of physical and pedagogical structure of the school, involvement of other school professionals. Another factor that attracted attention was the teachers 'lack of knowledge about the public policies that guide inclusive education, generating uncertainties and insecurities about inclusion, as well as teachers' difficulties in confronting the inclusion of students with or without disabilities in regular education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-10T14:18:05Z No. of bitstreams: 1 DCC14032018.pdf: 543049 bytes, checksum: f5cbf0a0ad18c3b0b48d90ea79f1e2c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T14:18:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DCC14032018.pdf: 543049 bytes, checksum: f5cbf0a0ad18c3b0b48d90ea79f1e2c4 (MD5) Previous issue date: 2017-07-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectConcepção de professorespt_BR
dc.titleConcepção dos docentes sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Sandra Cristina Moraes de-
dc.description.resumoO presente estudo foi pensado a partir da importância do conhecimento e reflexão sobre a inclusão. Os objetivos que norteiam este trabalho científico são: analisar a concepção dos (as) professores (as) em relação à educação inclusiva; verificar a partir do olhar dos docentes os principais fatores que favorecem (e os que dificultam) a implementação da educação inclusiva; analisar a prática pedagógica dos professores (as) no atendimento a crianças com deficiência. Esta pesquisa foi pensada e desenvolvida visando contribuir para aprendizagens significativas e o desenvolvimento do principal sujeito do ensino, o aluno. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo. O instrumento de coleta utilizado foi o questionário. Para nortear a reflexão sobre o tema, utilizamos como referencial teórico os seguintes autores: Mantoan (2001, 2003, 2004, 2006, 2007), Cavalcante (2004), Sassaki (1999, 2000, 2003), Marques (2009), Cury, C. (2002), Cury, A. (2003), Amaral (2006), Carvalho (2004), Aranha (2000, 2004), dentre outros. A partir dos resultados apresentados, constatamos que as professoras concebem a educação inclusiva como um movimento irreversível, sendo o professor peça fundamental nesse movimento. Entretanto, sua atuação é prejudicada por várias situações, entre as quais podemos destacar: a falta de formação específica, recursos pedagógicos escassos, falta de estruturação física e pedagógica da escola, envolvimento dos demais profissionais da escola. Outro fator que chamou atenção foi o desconhecimento dos docentes em relação às políticas públicas que norteiam a educação inclusiva gerando incertezas e inseguranças quanto à inclusão, assim como as dificuldades dos professores no enfrentamento à inserção de alunos com ou sem deficiência no ensino regular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCC14032018.pdf530,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.