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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4128
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBianor, Auricélia Moura-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:36:26Z-
dc.date.available2017-07-18-
dc.date.available2018-05-10T14:36:26Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4128-
dc.description.abstractThis work of conclusion of course is about the school inclusion of students with Down Syndrome (DS) in regular education. This is a difficult process due to the lack of preparation of teachers for this purpose. SD is caused by a genetic change that occurs on chromosome 21, with the presence of an extra chromosome. People with DS have cognitive deficits and, therefore, do not learn the knowledge worked in the same way as students with typical development, which demands differentiated curricular work. For, people with Down syndrome present a delay not only in their intellectual development, but also in the motor, due to muscular hypotonia. However, this delay in cognitive and motor development does not necessarily imply poor quality of schooling and life in general. However, stimulation should be done by several professionals, not only leaving the school responsible for the development of students with DS. When stimulated early on, they may have a good neuropsychomotor development. Thus, this study based on bibliographical and field research aims to analyze the inclusion of the student with SD in the regular school of Borborema - PB municipal network. Information was sought through the literature about Down Syndrome and the importance of schooling for development and consequent social inclusion. This study refers to a descriptive exploratory research, whose population consisted of the presence of 3 (three) teachers of individuals with DS, living in the Borborema-PB region and (1) Gestor. For data collection, a semi-structured interview was used, which sought to know how the school inclusion of Down individuals occurs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-10T14:36:26Z No. of bitstreams: 1 AMB18072017.PDF: 742338 bytes, checksum: a707d57c2178b64d1a24d46246c52ee6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T14:36:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMB18072017.PDF: 742338 bytes, checksum: a707d57c2178b64d1a24d46246c52ee6 (MD5) Previous issue date: 2017-07-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.titleO processo de inclusão de alunos com Síndrome de Down no ensino regular: realidade e possibilidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso versa sobre a inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down (SD) no ensino regular. Esse é um processo difícil, em função da falta de preparo de docentes para esse fim. A SD é causada por uma alteração genética que acontece no cromossomo 21, com a presença de um cromossomo extra. As pessoas com SD têm déficit cognitivo e, portanto, não aprendem os conhecimentos trabalhados da mesma forma que os alunos com desenvolvimento típico, o que demanda trabalho curricular diferenciado. As pessoas com SD apresentam um atraso não só no seu desenvolvimento intelectual, mas também no motor, em função da hipotonia muscular. Contudo, esse atraso no desenvolvimento cognitivo e motor não implica necessariamente em uma má qualidade de escolarização e da vida em geral. Entretanto, estimulações devem ser feitas por diversos profissionais, não deixando só para a escola a responsabilidade pelo desenvolvimento dos alunos com SD. Quando estimuladas desde cedo poderão ter um bom desenvolvimento neuropsicomotor. Sendo assim, este estudo realizado a partir de pesquisas bibliográfica e de campo tem como objetivo analisar a inclusão do aluno com SD no ensino regular de uma escola da rede municipal de Borborema – PB. Buscou-se informações através da literatura sobre o que é SD e a importância da escolarização para o desenvolvimento e consequente inclusão social. Esse estudo refere-se a uma pesquisa exploratória descritiva, cuja população constou com a presença de 3 (três) professores de indivíduos com SD, que moram na região de Borborema-PB e (1) Gestor. Para a coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada, a qual procurou saber como se dá a inclusão escolar dos indivíduos Down.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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