Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rita de Cássia de Almeida-
dc.date.accessioned2018-05-11T13:00:28Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-11T13:00:28Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4140-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the importance of working with the playful in the classroom and school. The methodology used in this work was to literature, backed by renowned authors and their theoretical frameworks, we see the importance of working with the playful and well applied will certainly help in the development of children. Thus, we understand that the playful when well applied, become effective pedagogical strategies for the construction of knowledge. For by the games children become aware of themselves, others and the world around them, creating ties in their daily lives, and find a way to structure and act on the environment, so it is of fundamental importance for the play children's lives. Thus, we understand that the use of playfulness in children's education as knowledge production has as main objective the challenge of the development of children, facilitating sociability, citizenship, teaching him to respect and preserve the individuality and productions with other in their characteristics and peculiarities. Aware that learning through games and play with playfulness allows students to contextualize the content being, that is, that knowledge is applied in practice, seek to discuss and debate how the school teachers surveyed work playfulness, thinking the situations of interactions, the guidelines for working the diversity and individuality of the subject from the act of playing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-11T13:00:28Z No. of bitstreams: 1 RCAS06022015.pdf: 858077 bytes, checksum: eb46a303a9bf565274169d4baa657e43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T13:00:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCAS06022015.pdf: 858077 bytes, checksum: eb46a303a9bf565274169d4baa657e43 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleLudicidade na prática pedagógica: produzindo saberes na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joseane Abílio de Sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula e na escola. A metodologia utilizada na realização deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica, respaldada por renomados autores e em seus referenciais teóricos, observamos a importância de se trabalhar com o lúdico e que se bem aplicadas certamente ajudarão no desenvolvimento integral da criança. Assim, entendemos que, o lúdico quando bem aplicado, tornam-se estratégias pedagógicas eficazes para a construção do conhecimento. Pois, por meio das brincadeiras as crianças tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta, criando vínculos no seu cotidiano, além de encontrarem uma forma de estruturar e agir no ambiente, portanto, é de fundamental importância o brincar para a vida das crianças. Desse modo, compreendemos que o uso da ludicidade na Educação infantil como produção de saberes tem como objetivo primordial o desafio do desenvolvimento integral da criança, facilitando a sociabilidade, a cidadania, ensinando-o a respeitar e preservar a individualidade e as produções com o outro em suas características e singularidades. Cientes de que a aprendizagem por meio da ludicidade com jogos e brincadeiras permite ao aluno contextualizar o conteúdo abordado, ou seja, que o conhecimento seja aplicado na prática, buscaremos discutir e debater como os professores da escola pesquisada trabalham a ludicidade, pensando as situações de interações, as orientações para se trabalhar a diversidade e a individualidade dos sujeitos a partir do ato de brincar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCAS06022015.pdf837,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.