Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomiciano, Rizalva Nicolau-
dc.date.accessioned2018-05-11T13:30:42Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-11T13:30:42Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4142-
dc.description.abstractThis work was carried out to discuss the importance of planning applied to early childhood education. Thus, we performed an exploratory, analytical and descriptive , with the empirical field a cooperative school in the city of Itaporanga , PB . Although always present regarding academic debates on education , the discussion about planning the children's education has gained increasing prominence, given the changes in Brazil since the 1990, this modality has come to be seen as step initial school life, is mandatory in the regular school system. We use authors as Vasconcellos (2008 ), Perrenoud (2000 ), Libâneo (1994 ), Piletti (2010 ) to trace an overview of the academic debates recently caught on the subject, and confront these discussions with the guidelines contained in RCNEI ( BRAZIL, 1998). Then apply a semi- structured questionnaire with three teachers in order to collect data on the practice of planning classes at a school that caters to children's education. With this study, we confirmed that the planning of teachers is permeated by epistemological principles and reflect the guidelines contained in RCNEI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-11T13:30:42Z No. of bitstreams: 1 RND06022015.pdf: 813187 bytes, checksum: feb6315be792d591e3c9b3d1eed53150 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T13:30:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RND06022015.pdf: 813187 bytes, checksum: feb6315be792d591e3c9b3d1eed53150 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titlePlanejamento das aulas para a educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Alessandra Fernandes-
dc.description.resumoO presente trabalho teve com objetivo discutir sobre a importância do planejamento aplicado a educação infantil. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória, analítico-descritiva, tendo por campo empírico uma escola cooperativa no município de Itaporanga, PB. Embora sempre presente no que tange os debates acadêmicos sobre a Educação, a discussão acerca do planejamento no ensino infantil tem ganhado cada vez mais destaque, tendo em vista as mudanças, no Brasil desde a década de 1990, essa modalidade passou a ser vista como etapa inicial da vida escolar, ou seja, obrigatória no sistema de ensino regular. Recorremos a autores como Vasconcellos (2008), Perrenoud (2000), Libâneo (1994), Piletti (2010) para traçarmos um panorama dos debates acadêmicos travados recentemente sobre o tema, e confrontamos esses debates com as orientações contidas no RCNEI (BRASIL, 1998). A seguir aplicamos um questionário semi-estruturado com três professoras, a fim de coletarmos dados sobre a prática de planejar aulas em uma escola que atende a educação infantil. Com este estudo pudemos constatar que o planejamento das professoras está perpassado por princípios epistemológicos e refletem as orientações contidas no RCNEI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RND06022015.pdf794,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.