Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Maria Aparecida Aires-
dc.date.accessioned2018-05-11T15:39:20Z-
dc.date.available2014-02-06-
dc.date.available2018-05-11T15:39:20Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4157-
dc.description.abstractThe initialpurpose of our studywas to investigatebysome authorsthepurpose of the assessment, and seek to understandhow teachersfrom kindergartenTaperoátheCPcountyfieldunderstandthis conceptand its relationshipin thedaily life of theseinstitutions.We attempted tomake considerationsonevaluation conceptsand their usedailyin the classroomaccording to thesubjectof our research, given thatassessment practicesare basicrequirements for the trainingofstudentsthinkingin the midst ofcitizenship.The research wasqualitativeandexploratory naturewiththe use of openquestionnairesfor teachers.The analysis was conductedintwo categoriesemphasizingevaluation conceptsand their usedailyin the classroom. For this,were used astheoretical basisthe contributions ofJussaraHoffmann, CiprianoLuckesiandMariaTeresaEsteban. It was noticed thattheteachers conceiveevaluation asextremely importantfactorfor learning.For them, these evaluation practicesshouldoccurcontinuously,aimed atstudent participationis necessarythat the schoolarrangesuitable materials, and a collective planningwithprofessionals in this areapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-11T15:39:20Z No. of bitstreams: 1 MAAB06022015.pdf: 615992 bytes, checksum: 3c19dbfce0c13493cc3eabfe9deebd25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T15:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAAB06022015.pdf: 615992 bytes, checksum: 3c19dbfce0c13493cc3eabfe9deebd25 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.titleAvaliação na pré-escola do campo: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Nayara Tatianna Santos da-
dc.description.resumoO propósito inicial do nosso estudo foi investigar através de alguns autores o sentido da avaliação, além de buscar entender como os professores da Educação Infantil do campo do município de Taperoá - PB entendem esse conceito e sua relaçãono cotidiano dessas instituições. Buscou-se tecer considerações sobre os pressupostos da avaliação e o seu uso cotidianamente em sala de aula de acordo com os sujeitos da nossa pesquisa, tendo em vista que práticas avaliativas são requisitos básicos para a formação de alunos pensantes em meio ao exercício da cidadania. A pesquisa foi de caráter qualitativo e exploratório com a utilização de questionários abertos para os professores. A análise foi feita em duas categorias enfatizando os pressupostos da avaliação e o seu uso cotidiano na sala de aula. Para isso, foram utilizadas como embasamento teórico as contribuições de Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi e Maria Teresa Esteban. Percebeu-se que os professores concebem a avaliação como fator de extrema importância para o aprendizado. Para eles, essas práticas avaliativas devem ocorrer de forma contínua, visando à participação do aluno sendo necessário que a escola disponha de materiais adequados, além de um planejamento coletivo com profissionais dessa área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAAB06022015.pdf601,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.