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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Batista, Maria Aparecida Aires | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-11T15:39:20Z | - |
dc.date.available | 2014-02-06 | - |
dc.date.available | 2018-05-11T15:39:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4157 | - |
dc.description.abstract | The initialpurpose of our studywas to investigatebysome authorsthepurpose of the assessment, and seek to understandhow teachersfrom kindergartenTaperoátheCPcountyfieldunderstandthis conceptand its relationshipin thedaily life of theseinstitutions.We attempted tomake considerationsonevaluation conceptsand their usedailyin the classroomaccording to thesubjectof our research, given thatassessment practicesare basicrequirements for the trainingofstudentsthinkingin the midst ofcitizenship.The research wasqualitativeandexploratory naturewiththe use of openquestionnairesfor teachers.The analysis was conductedintwo categoriesemphasizingevaluation conceptsand their usedailyin the classroom. For this,were used astheoretical basisthe contributions ofJussaraHoffmann, CiprianoLuckesiandMariaTeresaEsteban. It was noticed thattheteachers conceiveevaluation asextremely importantfactorfor learning.For them, these evaluation practicesshouldoccurcontinuously,aimed atstudent participationis necessarythat the schoolarrangesuitable materials, and a collective planningwithprofessionals in this area | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-11T15:39:20Z No. of bitstreams: 1 MAAB06022015.pdf: 615992 bytes, checksum: 3c19dbfce0c13493cc3eabfe9deebd25 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-11T15:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAAB06022015.pdf: 615992 bytes, checksum: 3c19dbfce0c13493cc3eabfe9deebd25 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.title | Avaliação na pré-escola do campo: desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Nayara Tatianna Santos da | - |
dc.description.resumo | O propósito inicial do nosso estudo foi investigar através de alguns autores o sentido da avaliação, além de buscar entender como os professores da Educação Infantil do campo do município de Taperoá - PB entendem esse conceito e sua relaçãono cotidiano dessas instituições. Buscou-se tecer considerações sobre os pressupostos da avaliação e o seu uso cotidianamente em sala de aula de acordo com os sujeitos da nossa pesquisa, tendo em vista que práticas avaliativas são requisitos básicos para a formação de alunos pensantes em meio ao exercício da cidadania. A pesquisa foi de caráter qualitativo e exploratório com a utilização de questionários abertos para os professores. A análise foi feita em duas categorias enfatizando os pressupostos da avaliação e o seu uso cotidiano na sala de aula. Para isso, foram utilizadas como embasamento teórico as contribuições de Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi e Maria Teresa Esteban. Percebeu-se que os professores concebem a avaliação como fator de extrema importância para o aprendizado. Para eles, essas práticas avaliativas devem ocorrer de forma contínua, visando à participação do aluno sendo necessário que a escola disponha de materiais adequados, além de um planejamento coletivo com profissionais dessa área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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