Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntão, Ana Paula Alves-
dc.date.accessioned2018-05-14T11:55:14Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-14T11:55:14Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4172-
dc.description.abstractPlay is the child's own and makes her awaken their social and cognitive skills, assisting in their integral development. In this perspective, the playfulness favors the child awakening of new knowledge and the encouragement of creativity, which is contained in every human being. In this sense, the study sought to analyze how the playfulness is developed in early childhood education classrooms in the city of Itaporanga-PB, on the assumption that it is not well developed in schools, because there are a number of factors outside (ranging from the training of teachers since many alumni for some time and are not used to this new way of transmitting knowledge the lack of incentives for better effectiveness of this practice) the classroom hinder this implementation. In terms of methodology, the study has a qualitative approach, descriptive and explanatory type, in order to investigate how the play is being developed in schools. Where we concluded that this activity is being developed yes, but more needs to be reflected and needs further incentives for its proper enforcement.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-14T11:55:14Z No. of bitstreams: 1 APAA06022015.pdf: 769446 bytes, checksum: 7458d1a00316a29e4cee079ec7d0a23e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-14T11:55:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APAA06022015.pdf: 769446 bytes, checksum: 7458d1a00316a29e4cee079ec7d0a23e (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizadopt_BR
dc.titleLudicidade e aprendizagem na creche Edite Fonseca: práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Israel Soares de-
dc.description.resumoO brincar é próprio da criança e faz com que ela desperte suas habilidades sociais e cognitivas, ajudando no seu desenvolvimento integral. Nesta perspectiva, a ludicidade oportuniza a criança o despertar de novos conhecimentos e o incentivo da criatividade, que está contida em cada ser humano. Nesse sentido, a pesquisa procurou analisar como a ludicidade é desenvolvida nas salas de aula da Educação Infantil no município de Itaporanga- PB, partindo da hipótese que ela não seja bem desenvolvida nas escolas, pois existe uma série de fatores externos (que vão desde a formação dos professores já que muitos se formaram há um certo tempo e não estão habituados a este novo meio de se transmitir conhecimento a falta de incentivos para a melhor efetivação dessa prática) à sala de aula que dificultam essa implementação. Em termos metodológicos, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e explicativo, com a finalidade de investigar como o brincar está sendo desenvolvido nas escolas. Aonde chegamos à conclusão que esta atividade está sendo desenvolvida sim, porém precisa ser mais refletida e carece de maiores incentivos para sua real efetivação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APAA06022015.pdf751,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.