Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNóbrega, Antonia Maria Barboza-
dc.date.accessioned2018-05-14T13:06:10Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-14T13:06:10Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4177-
dc.description.abstractSexuality is a topic should be treated with great attention and affection, because it moves with ethical values, aesthetic, political of all in general and each one in particular. Thus the completed study is a qualitative exploratory character, having as objective: To investigate the perception of front educators sexuality in childhood ; Check on the school practice , is provided to children the knowledge and appreciation of sexuality ; Characterize the teaching activities in the field of sexuality; Understand the techniques and methods used in daily life in the early years , working with sexuality.The research was subsidized in various authors as: Pinto, Guimarães, Nunes, Camargo and PCNS – National Curriculum Parameters, being carried out in two stages: the first was made a literature review about the topic in question, and the second a study of case containing a questionnaire with 10 subjective questions that was applied to a sample of 05 educators of the Municipal School of Deliverance CP, elementary school more precisely in the early years 1 st , 2 nd and 3 rd year. According with the results presented, we realize that the educators see the importance of working to sexuality since childhood, because it’s in this phase that arises the process of acquisition of the knowledge, in which the child go awakening to the world. The sexuality is part of human life. So that content must be part educational commitment to a school institution that worry with the integral development of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-14T13:06:10Z No. of bitstreams: 1 AMBN06022015.pdf: 478932 bytes, checksum: 371add577cfc3380b9045ebb79e28081 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-14T13:06:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMBN06022015.pdf: 478932 bytes, checksum: 371add577cfc3380b9045ebb79e28081 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.titleSexualidade na infância: abordagens pedagógicas dos educadores no ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Sabrina Grisi Pinho e-
dc.description.resumoA sexualidade é um tema que deve ser tratado com muita atenção e carinho, pois ele mexe com os valores éticos, estéticos, políticos de todos em geral, e em cada um em especial. Assim o estudo realizado trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como objetivos: Averiguar a percepção dos educadores frente a sexualidade na infância; Verificar se na prática escolar, é proporcionado às crianças o conhecimento e a valorização da sexualidade; Caracterizar as atividades docentes no campo da sexualidade; Perceber as técnicas e métodos utilizados no cotidiano dos anos iniciais, no trabalho com a sexualidade. A pesquisa foi subsidiada em vários autores como: Pinto, Guimarães, Nunes, Camargo e nos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo realizada em duas etapas: na primeira foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, e na segunda um estudo de caso contendo um questionário com 10 questões subjetivas que foi aplicado a uma amostra de 05 educadores de uma Escola municipal de Livramento PB, do Ensino Fundamental I mais precisamente nos anos iniciais 1°, 2° e 3° ano. De acordo com os resultados apresentados, percebemos que os educadores veem a importância de se trabalhar a sexualidade desde a infância, pois é nessa fase que surge o processo de aquisição do conhecimento, no qual a criança vai despertando para o mundo. A sexualidade faz parte da vida humana. Portanto esse conteúdo deve fazer parte do compromisso pedagógico de uma instituição escolar que se preocupa com o desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMBN06022015.pdf467,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.