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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4187
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edilene Assis Côrrea e-
dc.date.accessioned2018-05-14T14:34:18Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-14T14:34:18Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4187-
dc.description.abstractThis research addresses domestic violence and child education, seeking to identify differentiated pedagogical practices in early childhood education for working with children who experience domestic violence at the beginning of their childhood. The objective is to verify if there is any differentiated teaching methodology in the nursery publishes municipal Ipojuca / PE welcomes children victims of domestic violence. The research is based on a field survey of exploratory and qualitative approach. As an investigative tool, we applied a questionnaire with open and closed questions with five teachers of the nursery. The results show that teachers need to improve their knowledge to guide and assist to lead with their traumatic and negative vivencias. It follows that education professionals need multidisciplinary support and continuing education and specifies to better mediate the social cognitive development process so important for this stage of life that is childhood. Above all, it is necessary involvement and sensitivity to the specific context rethink the human posture and professional ethics education, for preserving inseparable from care and educate himself in early childhood education should be ensured and guaranteed in all educational settings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-14T14:34:18Z No. of bitstreams: 1 EACS06022015.PDF: 518455 bytes, checksum: 33dfd24c322a98492964b6fe480d4713 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-14T14:34:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EACS06022015.PDF: 518455 bytes, checksum: 33dfd24c322a98492964b6fe480d4713 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectViolência domésticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sócio cognitivopt_BR
dc.titleA violência doméstica e a educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cristiane Sousa de-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a violência doméstica e a educação infantil, buscando identificar práticas pedagógicas diferenciadas na Educação Infantil para se trabalhar com as crianças que sofrem violência doméstica no inicio de suas infâncias. O objetivo é verificar se existe alguma metodologia pedagógica diferenciada na creche publica municipal de Ipojuca/PE que recebe crianças vitimas de violência doméstica. A pesquisa fundamenta-se em uma pesquisa de campo, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa. Como instrumento investigativo, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas junto a cinco professores da creche. Os resultados encontrados mostram que os professores necessitam aprimorar seus conhecimentos para orientar e auxiliar a liderarem com suas vivencias traumáticas e negativas. Conclui-se que os profissionais da educação precisam de apoio multidisciplinar, bem como formação continuada e especifica para melhor mediar o processo de desenvolvimento sócio cognitivo tão importante para essa fase da vida que é a infância. Sobretudo, faz-se necessário envolvimento e sensibilidade com o contexto especifico repensar a postura humana e ética do profissional da educação, pois preservar próprio indissociável do cuidar e do educar na educação infantil deve ser assegurado e garantido em todos os espaços educativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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