Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/419Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lira Filho, Paulo Anastacio. | - |
| dc.date.accessioned | 2013-09-05T17:43:20Z | - |
| dc.date.available | 2013-09-05T17:43:20Z | - |
| dc.date.issued | 2013-09-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/419 | - |
| dc.description.abstract | We carried out a diagnosis of teaching practices of mathematics in the final grades of Basic Education in public schools of Pombal, Paraíba. We aimed to analyze whether methodologies used by teachers in classrooms are actually producing meaningful learning. We applied questionnaires to teachers of the schools E.M.E.F. Decisão, E.M.E.F Nossa Senhora do Rosário and E.M.E.F. Professor Newton Seixas. We found that there is a need to diversify teaching methodologies and resources used by teachers to develop a democratic education for life and citizenship. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-05T17:43:20Z No. of bitstreams: 1 PALF05092013.pdf: 227502 bytes, checksum: 5e27a88335d3b05622745d2c873d5dde (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-09-05T17:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PALF05092013.pdf: 227502 bytes, checksum: 5e27a88335d3b05622745d2c873d5dde (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | Pombal, PB, 2012. | - |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia do ensino da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Parâmetros | - |
| dc.subject | Teaching and learning mathematics | - |
| dc.subject | Methodology of the teaching of Mathematics | - |
| dc.subject | Parameters | - |
| dc.title | O ensino de matemática nas escolas da rede municipal de Pombal – PB: entre os PCN e a sala de aula. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Veras, Clédia Inês Matos. | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho trata de um diagnóstico sobre a prática de ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental em escolas públicas da rede municipal de Pombal-PB. Voltando o olhar para o ideal da formação de cidadãos críticos que respeitam a diversidade de culturas e modos de vida, em consonância com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática, objetivamos analisar se as metodologias aplicadas pelos professores em sala de aula estão contribuindo para desenvolver uma aprendizagem contextualizada. A metodologia utilizada neste trabalho constou de visitas às escolas E.M.E.F. Decisão, E.M.E.F. Nossa Senhora do Rosário e E.M.E.F. Professor Newton Seixas, com aplicação de uestionários junto a professores dessas instituições. Verificou-se a importância de diversificar as metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores para que a escola seja, de fato, um espaço democrático de formação para a vida e para a cidadania. | - |
| dc.publisher.department | Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PALF05092013.pdf | 222,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
