Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira Filho, Paulo Anastacio.-
dc.date.accessioned2013-09-05T17:43:20Z-
dc.date.available2013-09-05T17:43:20Z-
dc.date.issued2013-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/419-
dc.description.abstractWe carried out a diagnosis of teaching practices of mathematics in the final grades of Basic Education in public schools of Pombal, Paraíba. We aimed to analyze whether methodologies used by teachers in classrooms are actually producing meaningful learning. We applied questionnaires to teachers of the schools E.M.E.F. Decisão, E.M.E.F Nossa Senhora do Rosário and E.M.E.F. Professor Newton Seixas. We found that there is a need to diversify teaching methodologies and resources used by teachers to develop a democratic education for life and citizenship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-05T17:43:20Z No. of bitstreams: 1 PALF05092013.pdf: 227502 bytes, checksum: 5e27a88335d3b05622745d2c873d5dde (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-05T17:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PALF05092013.pdf: 227502 bytes, checksum: 5e27a88335d3b05622745d2c873d5dde (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesPombal, PB, 2012.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologia do ensino da matemáticapt_BR
dc.subjectParâmetros-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectMethodology of the teaching of Mathematics-
dc.subjectParameters-
dc.titleO ensino de matemática nas escolas da rede municipal de Pombal – PB: entre os PCN e a sala de aula.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Veras, Clédia Inês Matos.-
dc.description.resumoO presente trabalho trata de um diagnóstico sobre a prática de ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental em escolas públicas da rede municipal de Pombal-PB. Voltando o olhar para o ideal da formação de cidadãos críticos que respeitam a diversidade de culturas e modos de vida, em consonância com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática, objetivamos analisar se as metodologias aplicadas pelos professores em sala de aula estão contribuindo para desenvolver uma aprendizagem contextualizada. A metodologia utilizada neste trabalho constou de visitas às escolas E.M.E.F. Decisão, E.M.E.F. Nossa Senhora do Rosário e E.M.E.F. Professor Newton Seixas, com aplicação de uestionários junto a professores dessas instituições. Verificou-se a importância de diversificar as metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores para que a escola seja, de fato, um espaço democrático de formação para a vida e para a cidadania.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALF05092013.pdf222,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.