Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Hygor de Lima-
dc.date.accessioned2018-05-15T10:53:52Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-15T10:53:52Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4201-
dc.description.abstractEarly childhood education offers a way to learn , that is, to build knowledge through games and play. Note that not all play activities have educational character . Therefore , the aim of this study is to analyze the practice (s ) play ( s) in the classroom early childhood education ; Describe a brief history of the concept of game ( s) ; Identify how teachers use (s ) play ( s) in kindergarten; Check the Game contribution to children's learning . It is observed that the children's schools are not offering resources of play materials for teachers to work the child's education , given that this problem has hindered the growth of the acquisition of knowledge. By the nature of this study we set the methodological design of exploratory research based in a qualitative approach , whose observation was daily record field and the application of a questionnaire , in which were the procedures and instruments used to collect data. The survey was conducted in a public school in the municipality of Conde / PB . The participants were only two teachers of early childhood education who work in the school more than 10 years. It takes more qualification of teachers , resources and teaching tools for the teacher can convey to students a more efficient and effective teaching and learning in this educational process. After this work , we hope to contribute to the increase of educational resources in schools so that teachers can work these tools in the child's teaching-learning process , as the playful enables an autonomous education and contributes to the emotional development , cognitive, social and motor. Therefore, the playful game is intended to open new horizons to facilitate and improve the process of teaching and learning , enabling the formation of critical citizens and multipliers of this knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T10:53:52Z No. of bitstreams: 1 HLV06022015.pdf: 605760 bytes, checksum: b8d9b6ea2c3dfbd24dfed5c080e4234b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T10:53:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HLV06022015.pdf: 605760 bytes, checksum: b8d9b6ea2c3dfbd24dfed5c080e4234b (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDocente - qualificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO(s) jogo(s) na educação infantil: uma contribuição para a aprendizagem das crianças de forma significativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoA educação infantil propõe uma maneira de aprender, ou seja, de construir conhecimento através dos jogos e brincadeiras. Cabe ressaltar que nem toda as atividades lúdicas tem carater pedagógico. Portanto, objetivou-se com este estudo em analisar a prática do(s) jogo(s) na sala de aula da educação infantil; Descrever um breve histórico sobre o conceito de Jogo(s); Identificar como os Professores utilizam o(s) jogo(s) na Educação Infantil; Verificar a contribuição do Jogo para a aprendizagem das crianças. Observa-se que as escolas de ensino infantil não estão ofertando recursos de materiais lúdicos aos docentes para trabalharem a educação da criança, tendo em vista que este problema tem dificultado o crescimento deste na aquisição do conhecimento. Mediante a natureza deste estudo partimos da concepção metodológica de pesquisa exploratória pautados numa abordagem qualitativa, cuja a observação, foi registro de diário de campo e a aplicação de um questionário, na qual foram os procedimentos e instrumentos utilizados para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada em uma escola publica localizada no município de Conde/PB. Participaram da pesquisa apenas duas professoras de educação infantil que atuam na escola a mais de 10 anos. É necessário mais qualificação dos docentes, recursos e instrumentos pedagógicos para que o docente possa transmitir ao discente um ensino-aprendizagem significativo neste processo educacional. Ao fim deste trabalho, espera-se contribuir com o aumento de recursos didáticos no âmbito escolar para que o docente possa trabalhar essas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem da criança, uma vez que o lúdico possibilita uma aprendizagem colaborativa e cooperativa para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor. Portanto, o jogo lúdico tem a finalidade de abrir novos horizontes para facilitar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a formação de cidadãos críticos e multiplicadores deste conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HLV06022015.pdf591,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.