Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVentura, Cleodon de Melo-
dc.date.accessioned2018-05-15T11:54:06Z-
dc.date.available2014-02-06-
dc.date.available2018-05-15T11:54:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4210-
dc.description.abstractLately, much has been said about the importance of early childhood education (EI) as an integral part of the education of the citizen, moved to her responsibility to "systematize" the knowledge of the children for their future learning. Some actions in this regard are the joints between the federated entities, standing out there in the Money Programme Direct School (PDDE in portuguese), an action for decentralization of resources that allows the school to exercise a little financial autonomy through democratic management. By 2010, had specific quotas for nursery and pre-school these features, which should be applied specifically to this form. If so, in explicit form, it rarely happened, the situation got worse when the Ministry of Education (MEC) 'user name' of "Basic Education" arrangements from nursery to 3rd year of high school, not specifying the transfer values each mode, thus challenging the democratic school management to apply these transfers as well, which will try to check in two municipal schools Ipojuca / PE. For both questionnaires, interviews, discourse analysis of the diary office of the Executing Units (UEX, s), for purposes which were prepared the factors that influenced the good or bad allocation of these resources for the classes of EI in the schools surveyed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T11:54:06Z No. of bitstreams: 1 CMV06022014.pdf: 1002328 bytes, checksum: f75729a26dc236f4f2991956a032eb32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T11:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CMV06022014.pdf: 1002328 bytes, checksum: f75729a26dc236f4f2991956a032eb32 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectUnidade executorapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleGestão financeira na educação infantil: duas experiências de aplicação de recursos do programa dinheiro direto na escola no município de Ipojucapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cristiane Sousa de-
dc.description.resumoUltimamente, muito se tem falado na importância da Educação Infantil (EI) como parte integrante da formação do cidadão, transferindo para ela a responsabilidade de “sistematizar” os saberes das crianças para o seu futuro aprendizado. Algumas ações nesse sentido são articulações entre os entes federados, destacando-se aí o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), uma ação de descentralização de recursos que permite a escola exercitar um pouco de autonomia financeira através da gestão democrática. Até 2010, havia cotas específicas para creche e pré-escola desses recursos, que deveriam ser aplicadas especificamente com essa modalidade. Se de forma explícita isso raramente acontecia, a situação ficou pior quando o Ministério da Educação (MEC) nomeou de “Educação Básica” as modalidades de creche ao 3o ano do Ensino Médio, não mais especificando no repasse os valores de cada modalidade, desafiando a gestão democrática da escola a aplicar estes repasses. Neste contexto, buscou-se verificar em duas escolas da rede municipal de Ipojuca/PE, como os membros das Unidades Executoras deliberam sobre a utilização de recursos do PDDE em prol das turmas de Educação Infantil. Pautados em uma pesquisa de campo, de cunho exploratório e abordagem quantiqualitativa, foram aplicados questionários e entrevistas com 24 sujeitos participantes, bem como análise de conteúdo presente nas atas das Unidades Executoras (UEX,s), notas fiscais e diários de classe. Verificou-se que alguns fatores influenciaram na má ou boa alocação desses recursos para as turmas de EI nas escolas pesquisadas, a exemplo da falta de apropriação dos mecanismos legais que regulam a utilização dos recursos e do alinhamento da aplicação destes com a execução do Projeto Político Pedagógico das escolas, respectivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMV06022014.pdf978,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.