Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4218Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Torres, Alexsandra Maria Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-15T12:39:40Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-06 | - |
| dc.date.available | 2018-05-15T12:39:40Z | - |
| dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4218 | - |
| dc.description.abstract | The present study Object Work Completion of course refers to the storytelling in early childhood education. We were born and grew up listening to history and this action generates a moment of affection and interaction. Has become over time a matter of course in people's lives, passing from generation to generation. In early childhood education this feature offers several ways to learn, for its playful character and the power to generate pleasure, being of fundamental importance for child development.Most of the time count up stories just for fun, but when we think of children in development and early childhood education, it can have a pedagogical nature or an educational intentionality. In this way we tried to investigate how the teacher uses the story-telling in their practice. With the general objective to identify the educational possibilities of the story-telling in kindergarten. In order to identify its importance for child, how the teacher uses in pedagogical practice and contributions to the development of oral and written language of the students. So, soon, an exploratory field research and qualitative approach was used in a municipal day care the city of Recife. Where was applied a mixed questionnaire with 4 teachers. Verifying that the storytelling is a playful feature that generates learning in children in developing stages, where it can be used by the facilitator form or as a resource for transformative pedagogical practice. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T12:39:40Z No. of bitstreams: 1 AMFT06022015.pdf: 471352 bytes, checksum: cecd8ffba786297db274f576021c8434 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-15T12:39:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMFT06022015.pdf: 471352 bytes, checksum: cecd8ffba786297db274f576021c8434 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Contação de história | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.title | Possibilidades educativas da contação de história na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Assis, Cristiane de Sousa | - |
| dc.description.resumo | O objeto de estudo do presente Trabalho de Conclusão de Curso refere-se à contação de história na educação infantil. Nascemos e crescemos ouvindo história e essa ação gera um momento de afeto e interação, tornando-se ao longo dos tempos algo rotineiro na vida das pessoas, passando de geração a geração. Na Educação Infantil este recurso oferece diversas formas de aprender, por seu caráter lúdico e possibilidades de gerar prazer. Na maioria das vezes contam-se histórias apenas para divertir, porém quando pensamos em crianças em fase de desenvolvimento e na educação infantil, ela poderá ter um cunho pedagógico ou uma intencionalidade educativa. Desta forma buscou-se identificar como o professor utiliza a contação de história em sua prática pedagógica, objetivando investigar as possibilidades educativas da contação de história para a educação infantil. A metodologia adotada está pautada em uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, realizada em uma creche municipal da cidade do Recife/PE, onde foi aplicado um questionário junto a quatro professoras. Verificou-se que a contação de história é um recurso gerador de aprendizagens significativas para as crianças em suas diferentes fases de desenvolvimento, e que pode ser utilizado pelo professor como recurso inovador para uma prática pedagógica lúdica e transformadora. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMFT06022015.pdf | 460,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
