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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Paulo Ricardo Souza.-
dc.date.accessioned2013-09-05T19:41:57Z-
dc.date.available2013-09-05T19:41:57Z-
dc.date.issued2013-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/421-
dc.description.abstractThe present study was aimed to make a brief investigative analysis on how the students at the end of elementary school solve mathematical problems involving basic situations everyday. For this, we choose some theorists who treat the topic as Van de Walle (2009), Lorenzato (2008), among others, and some official documents such: Brazil (1998) and IDEB (2003). The research methodology was characterized by being a descriptive study about the objectives and a simple case study regarding data analysis, using as main tool for data collection a semi-structured questionnaire. Participants were 43 students of the ninth (9th) year of elementary school two public institutions belonging to the municipality of São Miguel de Taipu, Paraíba, in the period September-October 2012. At the end of the study found that students have a diverse profile, and still much difficulty in basic mathematical contents that refer to situations everyday involving the areas of arithmetic, geometry and algebra. We also see the presence of resolution strategies that refer to the same logical structure and organization shown by most students observed. The survey also showed little use of the methodology Troubleshooting schools investigated, requiring further discussions in schools, whose absence compromises the educational development of students, a fact that deserves attention of public authorities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-05T19:41:57Z No. of bitstreams: 1 PRSP05092013.pdf: 520511 bytes, checksum: a14aa0eea205214f1e3a8593de38a8be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-05T19:41:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRSP05092013.pdf: 520511 bytes, checksum: a14aa0eea205214f1e3a8593de38a8be (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesItabaiana, PB, 2012.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemas matemáticos-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectMathematical problem solving-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectElementary School-
dc.titleResolução de problemas na matemática: o caso do Município de São Miguel de Itaipu.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como intuito fazer uma breve análise investigativa sobre como os estudantes ao final do Ensino Fundamental resolvem problemas matemáticos envolvendo situações básicas do cotidiano. Para isso, elegemos alguns teóricos que tratam da temática como Van de Walle (2009), Lorenzato (2008), dentre outros e alguns documentos oficiais como: Brasil (1998) e o IDEB11 (2012). A metodologia da pesquisa caracterizou-se por ser um estudo descritivo quanto aos objetivos e, um estudo de caso simples quanto à análise de dados, utilizando como principal instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Participaram do estudo 43 estudantes do nono (9º) ano do Ensino Fundamental de duas instituições públicas pertencentes ao município de São Miguel de Taipu, Paraíba, no período de setembro a outubro de 2012. Ao final do estudo constatamos que os estudantes possuem um perfil diversificado, e ainda, muita dificuldade nos conteúdos matemáticos básicos que remetem a situações do cotidiano envolvendo as áreas de aritmética, geometria e álgebra. Percebemos também a presença de estratégias de resolução que remetem a mesma estrutura e organização lógica evidenciada por grande parte dos estudantes observados. A pesquisa também evidenciou o pouco uso da metodologia da Resolução de Problemas nas escolas investigadas, necessitando mais discussões nas instituições escolares, cuja ausência compromete o desenvolvimento educativo dos estudantes, fato este que merece atenção das autoridades públicas responsáveis.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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