Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Luzimar Mamede-
dc.date.accessioned2018-05-15T12:46:00Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-15T12:46:00Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4221-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the perception that teachers have of the organization of the physical space of the Early Childhood Education Schools (EI) in the city of Piancó and how they see their contributions in the development process of children's learning. The study was conducted at school EMEIEF Ernestina de Araújo Silva and involved the teaching staff of the school - director, coordinator and teachers. Data were collected through observation and interviews with pedagogical staff. Interview data were subjected to content analysis, seeking the recurring themes in the speeches of teachers. The theoretical basis resorted to studies and research on the school environment and the child's learning process in kindergarten. Data analysis relied mainly on Piaget, Vygotsky, and the National Curriculum Reference for Early Childhood Education and other documents. The results indicated that the same childhood education institutions with existing laws have not contributed in improving the educational aspects with the preparation of qualified professionals, as well as with regard to physical spaces for the children of this modality. In these spaces, it is essential that children are welcomed so that they can live their stage with great pleasure doing what they love that is play. The correlation between time-space-activities must exist so that there is harmony in the face of everyday life, starting from a critical approach, historical and procedural. It is essential for educators to reflect on what is the time and how it is meant by the subjects, the social representations of students, realizing the social and cultural diversity, where everyone can accept, to respect and to participate in the construction of history itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T12:46:00Z No. of bitstreams: 1 LMB06022015.pdf: 255820 bytes, checksum: f12a357e63da869e1b519ac170a44506 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T12:46:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LMB06022015.pdf: 255820 bytes, checksum: f12a357e63da869e1b519ac170a44506 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO espaço escolar e o processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Karla Carolina Silveira-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção que os professores tem da organização do espaço físico das escolas de Educação Infantil do município de Piancó e como eles observam as suas contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças. O estudo foi realizado na escola EMEIEF Ernestina de Araújo Silva e envolveu a equipe pedagógica da escola: diretora, coordenadora e professores. Os dados foram coletados por meio da observação e de entrevistas com a equipe pedagógica. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, buscando os temas recorrentes nas falas dos professores. O embasamento teórico recorreu a estudos e pesquisas sobre o espaço escolar e o processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil. A análise dos dados apoiou-se principalmente em Piaget, Vygotsky, bem como no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e demais documentos. Os resultados indicaram que as instituições de Educação Infantil mesmo com as legislações vigentes não têm contribuído na melhoria dos aspectos de ensino com a preparação dos profissionais capacitados, bem como no que diz respeito aos espaços físicos destinados às crianças desta modalidade. Nestes espaços, é primordial que as crianças sejam bem acolhidas para que possam viver a sua fase com maior prazer fazendo o que mais gostam que é brincar. A correlação entre tempo-espaço-atividade deve existir para que haja harmonia diante da vida cotidiana, partindo de uma abordagem crítica, histórica e processual. É fundamental para os educadores refletir sobre o que é o espaço/ambiente e como ele é significado pelos sujeitos, as representações sociais dos seus alunos, percebendo a diversidade social e cultural onde cada um passe a aceitar, a respeitar e a participar da construção da própria história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMB06022015.pdf249,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.