Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Josinete Telis de-
dc.date.accessioned2018-05-15T13:45:43Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-15T13:45:43Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4225-
dc.description.abstractThe present paper presents as theme a inclusive look in day-nursery: challenges and possibilities and it had like aim understanding the process of the inclusion of children with disabilities in a public day-nursery of the Livramento town – Paraíba, as well as invertigate the existent challenges and opportunities in that process. This is a qualitative research developed in two common relative classroouns for the day-nursery. The theoretical foundation was strengthened by ideas of different authors, such as Blanco (2002), Carvalho (1998; 2006), Rabbit (2010), Correia (1999), Ferreira (2008; 2011; 2012), Freire (1996), kelman (2010), Mantoan (2000; 2001; 2002; 2003; 2007; 2008), Selau (2010), Smith (1987) and others. The study clearly showed that the success of inclusive education does not only depend of the teacher and its methodology used, it is not only their responsibility, but of the education system, public policy, society and family. The results show that teaching is unprepared to work with the inclusion, considering that the challenges observed still outweigh the advances, but to commit areself with the principle of inclusion can contribute significantly in this process, developing possibilities for equalization of opportunities for students. Hope promote reflections that contribute with the effective of inclusive education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T13:45:43Z No. of bitstreams: 1 JTL06022015.pdf: 816158 bytes, checksum: 174d87f22c5254b041adf4954b8d3dda (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T13:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JTL06022015.pdf: 816158 bytes, checksum: 174d87f22c5254b041adf4954b8d3dda (MD5) Previous issue date: 2014-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectCrianças com deficiênciaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleUm olhar inclusivo na creche: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Nayara Tatianna Santos da-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como tema Um olhar inclusivo na creche: desafios e possibilidades e teve como objetivo compreender o processo da inclusão de crianças com deficiência em uma creche pública do município de Livramento – Paraíba, assim como, investigar os desafios e possibilidades existentes nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas salas de aulas comuns relativas à creche, as quais fazem parte da etapa da educação infantil. A fundamentação teórica esteve fortalecida por ideias de diferentes autores, como por exemplo, Blanco (2002), Carvalho (1998; 2006), Coelho (2010), Correia (1999), Ferreira (2008; 2011; 2012), Freire (1996), Kelman (2010), Mantoan (2000; 2001; 2002; 2003; 2004; 2007; 2008), Selau (2010), Silva (1987) e outros. O estudo mostrou claramente que o sucesso da educação inclusiva não depende apenas do professor e de sua metodologia usada, também não é apenas responsabilidade sua, mas do sistema educativo, das políticas públicas, da sociedade e da família. Os resultados apontaram que a docência encontra-se despreparada para trabalhar com a inclusão, haja vista, que os desafios observados ainda superam os avanços, porém a mesma ao comprometer-se com o princípio da inclusão pode contribuir de maneira significativa nesse processo, desenvolvendo possibilidades de equiparação das oportunidades aos educandos. Esperamos promover reflexões que venham contribuir com a efetivação de uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTL06022015.pdf797,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.