Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4225Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Josinete Telis de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-15T13:45:43Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-06 | - |
| dc.date.available | 2018-05-15T13:45:43Z | - |
| dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4225 | - |
| dc.description.abstract | The present paper presents as theme a inclusive look in day-nursery: challenges and possibilities and it had like aim understanding the process of the inclusion of children with disabilities in a public day-nursery of the Livramento town – Paraíba, as well as invertigate the existent challenges and opportunities in that process. This is a qualitative research developed in two common relative classroouns for the day-nursery. The theoretical foundation was strengthened by ideas of different authors, such as Blanco (2002), Carvalho (1998; 2006), Rabbit (2010), Correia (1999), Ferreira (2008; 2011; 2012), Freire (1996), kelman (2010), Mantoan (2000; 2001; 2002; 2003; 2007; 2008), Selau (2010), Smith (1987) and others. The study clearly showed that the success of inclusive education does not only depend of the teacher and its methodology used, it is not only their responsibility, but of the education system, public policy, society and family. The results show that teaching is unprepared to work with the inclusion, considering that the challenges observed still outweigh the advances, but to commit areself with the principle of inclusion can contribute significantly in this process, developing possibilities for equalization of opportunities for students. Hope promote reflections that contribute with the effective of inclusive education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T13:45:43Z No. of bitstreams: 1 JTL06022015.pdf: 816158 bytes, checksum: 174d87f22c5254b041adf4954b8d3dda (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-15T13:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JTL06022015.pdf: 816158 bytes, checksum: 174d87f22c5254b041adf4954b8d3dda (MD5) Previous issue date: 2014-12-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Crianças com deficiências | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | Um olhar inclusivo na creche: desafios e possibilidades | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Nayara Tatianna Santos da | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta como tema Um olhar inclusivo na creche: desafios e possibilidades e teve como objetivo compreender o processo da inclusão de crianças com deficiência em uma creche pública do município de Livramento – Paraíba, assim como, investigar os desafios e possibilidades existentes nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas salas de aulas comuns relativas à creche, as quais fazem parte da etapa da educação infantil. A fundamentação teórica esteve fortalecida por ideias de diferentes autores, como por exemplo, Blanco (2002), Carvalho (1998; 2006), Coelho (2010), Correia (1999), Ferreira (2008; 2011; 2012), Freire (1996), Kelman (2010), Mantoan (2000; 2001; 2002; 2003; 2004; 2007; 2008), Selau (2010), Silva (1987) e outros. O estudo mostrou claramente que o sucesso da educação inclusiva não depende apenas do professor e de sua metodologia usada, também não é apenas responsabilidade sua, mas do sistema educativo, das políticas públicas, da sociedade e da família. Os resultados apontaram que a docência encontra-se despreparada para trabalhar com a inclusão, haja vista, que os desafios observados ainda superam os avanços, porém a mesma ao comprometer-se com o princípio da inclusão pode contribuir de maneira significativa nesse processo, desenvolvendo possibilidades de equiparação das oportunidades aos educandos. Esperamos promover reflexões que venham contribuir com a efetivação de uma educação inclusiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JTL06022015.pdf | 797,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
