Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4228
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Jocicleide Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T14:02:04Z | - |
dc.date.available | 2015-02-06 | - |
dc.date.available | 2018-05-15T14:02:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4228 | - |
dc.description.abstract | Preschool education has been seen and treated with a more focused importance on what is best for children, and playfulness in this context has been essential to these changes in the educational field. The playful is already under investigation for some time and becoming increasingly proven to be efficient in building new knowledge for the small child. From this perspective, and in the search for a better understanding of how is the construction of a meaningful learning using playful in educational activities of early childhood education, this research aims to reflect on the importance of teaching and learning playing from theoretical conjectures already investigated this possibility in several ways, thereby building new hypotheses and concepts about playfulness and often confirming its positive results. Methodologically, this study presents an empirical research and is based on a qualitative approach in order to better understand the nature of play in the learning process and presents observations and interviews with teachers of a school in the municipal Piancó - PB, which helped to obtain better information on this subject. In their results, the research shows that playfulness when used in the learning process properly can lead to the construction of new knowledge in an enjoyable and fun way, and that the observed school using this tool even with real difficulties, such as little space physical, which will hinder the process. Thus, on the information presented, this research contributes data that emphasize the playfulness as essential in the education sector, since studying playing is much more effective for learning of young children and that the children's institutions seek partly follow this practice teaching as a teaching tool today. However, are still factors that need further studies on the work of teachers in the daily school-related play as a way of learning. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T14:02:04Z No. of bitstreams: 1 JGL06022015.pdf: 461981 bytes, checksum: c8edf027dc0705f4c81fd27b8ec3164e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-15T14:02:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JGL06022015.pdf: 461981 bytes, checksum: c8edf027dc0705f4c81fd27b8ec3164e (MD5) Previous issue date: 2014-12-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.title | A importância de aprender brincando | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bandeira, Rose Mary Pinto Beserra | - |
dc.description.resumo | A Educação Infantil vem sendo vista e tratada com uma importância mais centrada no que é melhor para criança, e a ludicidade nesse contexto tem sido essencial para estas transformações no campo educacional. O lúdico já vem sendo investigado há algum tempo e se tornando cada vez mais comprovada sua eficiência na construção de novos conhecimentos para a criança pequena. Nessa perspectiva, e na busca de um melhor entendimento de como se dá a construção de um aprendizado significativo utilizando o lúdico nas atividades pedagógicas da Educação Infantil, essa pesquisa objetiva refletir sobre a importância de ensinar e aprender brincando a partir de conjecturas de teóricos que já investigaram esta possibilidade de variadas formas, construindo assim novas hipóteses e conceitos a respeito da ludicidade e confirmando muitas vezes seus resultados positivos. Metodologicamente, esse estudo apresenta uma pesquisa empírica e baseia-se em uma abordagem qualitativa em vista de compreender melhor a natureza do brincar no processo ensino aprendizagem, bem como apresenta observações e entrevistas com educadoras de uma escola da rede municipal de Piancó - PB, que ajudaram a obter melhores informações sobre essa temática. Em seus resultados, a pesquisa mostra que a ludicidade quando utilizada no processo ensino aprendizagem de forma adequada consegue conduzir à construção de novos conhecimentos de maneira prazerosa e divertida, e que a escola observada se utiliza desta ferramenta mesmo havendo dificuldades reais, como o pouco espaço físico, que acaba prejudicando o processo. Sendo assim, diante das informações apresentadas, essa investigação contribui com dados que enfatizam a ludicidade como essencial no âmbito educacional, visto que, estudar brincando é bem mais eficaz para aprendizagem da criança pequena e que as instituições infantis buscam, em parte, utilizar essa prática pedagógica como ferramenta de ensino nos dias atuais. Todavia, ainda se encontram fatores que necessitam de mais estudos quanto ao trabalho dos professores no cotidiano escolar relacionados ao brincar como forma de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JGL06022015.pdf | 451,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.