Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Hilton Costa.-
dc.date.accessioned2013-09-05T19:55:59Z-
dc.date.available2013-09-05T19:55:59Z-
dc.date.issued2013-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/422-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the proposal working with graphics in the Field of information treatment in mathematics collection of educational books most used in II- fundamental teaching level in João Pessoa city, PB. The work comprises a qualitative and quantitative study based on a bibliography analysis, observing the diversity, evolution and types of graphics present in each volume of that collection books, as also if they enable the construction of procedures for collecting, organizing, communicating and interpreting data. In our theorical perspective, we consider discussions of Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Parameters) and authors like Van de Walle (2009), among others. As a result of the analysis, we warn about the need of to fix same graphics, besides the better distribution and greater diversity of contribute for student learning , in relation this important conceptual element so explored in others field of knowledge and daily life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-09-05T19:55:59Z No. of bitstreams: 1 HCM05092013.pdf: 5895675 bytes, checksum: 1d1f7c77568c6fff75269c4c48036972 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-05T19:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HCM05092013.pdf: 5895675 bytes, checksum: 1d1f7c77568c6fff75269c4c48036972 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, PB, 2012.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectGráficospt_BR
dc.subjectLivro didático de matemática-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectTratamento da Informação-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectGraphics-
dc.subjectMath textbook-
dc.subjectElementary school-
dc.subjectInformation processing-
dc.titleA proposta de trabalho com gráficos no ensino fundamental II: análise de uma coleção de matemática.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a análise da proposta de trabalho com gráficos, no campo do Tratamento da Informação, na coleção de livros didáticos de Matemática mais utilizada no Ensino Fundamental II, no município de João Pessoa, PB. O trabalho compreende um estudo qualiquantitativo baseado em uma análise bibliográfica, observando-se a diversidade, tipos e evolução dos gráficos presentes em cada volume da coleção, como também, se os mesmos possibilitam a construção de procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados. Em nossa perspectiva teórica consideramos discussões dos Parâmetros Curriculares Nacionais e autores como Van de Walle (2009), dentre outros. Como resultado da análise, alertamos sobre a necessidade de correção de alguns gráficos, além de uma melhor distribuição e maior diversidade de tipos de gráficos no decorrer da coleção, visando contribuir para a aprendizagem do aluno, em relação a esse importante elemento conceitual, bastante explorado em outros campos de conhecimento e no cotidiano.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HCM05092013.pdf5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.