Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4231Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bezerra, Kelle Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-15T14:16:59Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-06 | - |
| dc.date.available | 2018-05-15T14:16:59Z | - |
| dc.date.issued | 2014-12-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4231 | - |
| dc.description.abstract | The story of history contributes to the development of learning through imagination, language, attention and taste for reading of children. The children's literature is essential, both in school, as in other institutional spaces, aimed at the child's cognitive development. Thus, the present work aims to understand the importance of story-telling history as an important tool for cognitive development and orality in early childhood education. It is a field research to acquire the information needed for processing the results. Our research methodology was based on a qualitative approach based on the descriptive method, where they were used for data collection, questionnaires, through which we interviewed teachers of early childhood education of Municipal de Ensino de Pombal-Pb. Our theoretical foundation anchors on Abramovich (2004), rabbit (2003), Sisto (2005), among others, for whom the children's literature is fundamental element of pedagogical practice. From this, our results indicate that teachers recognize the importance of working the story-story in the classroom, and assess the contribution of this work to the development of children's learning. The results show us that the story-telling history must also be crafted in daily life in the classroom, for the formation of a future reader. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-15T14:16:59Z No. of bitstreams: 1 KMB06022015.pdf: 600390 bytes, checksum: 0e28e1c6201cfe7c46194cd87252a28c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-15T14:16:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KMB06022015.pdf: 600390 bytes, checksum: 0e28e1c6201cfe7c46194cd87252a28c (MD5) Previous issue date: 2014-12-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Contação de história | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title | A importância da contação de história na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Farias, Andréa Tôrres Vilar de | - |
| dc.description.resumo | A contação de história contribui para o desenvolvimento da aprendizagem através da imaginação, da linguagem, atenção e o gosto pela leitura das crianças. A literatura infantil é indispensável, tanto na escola, como em outros espaços institucionais, que objetiva o desenvolvimento cognitivo da criança. Assim, o presente trabalho objetiva compreender a importância da contação de história como uma ferramenta importante para o desenvolvimento cognitivo e da oralidade na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo para adquirir as informações necessárias para tratamento dos resultados. A nossa metodologia de pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa com base no método descritivo, onde foram utilizados, para coleta dos dados, questionários, através dos quais entrevistamos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Pombal- PB. Nossa fundamentação teórica ancora-se em Abramovich (2004), Coelho (2003), Sisto (2005), entre outros, para quem a literatura infantil é elemento fundamental da prática pedagógica. A partir disso, nossos resultados sinalizam que as professoras reconhecem a importância de trabalhar a contação de história na sala de aula, e avaliam a contribuição desse trabalho para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Os resultados nos mostram ainda que a contação de história também deve ser trabalhada no dia-a-dia na sala de aula, para a formação de um futuro leitor. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KMB06022015.pdf | 586,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
