Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/424
Tipo: TCC
Título: Uma experiência com estudantes: resolvendo problemas matemáticos de taperoá-PB.
Autor(es): Gomes, Romário Barbosa.
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andréa Dantas de.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo fazer uma análise sobre a resolução de problemas com situações matemáticas vivenciadas pelos agricultores de Taperoá -PB, nos quais serão abordadas as quatro operações envolvendo os conjuntos numéricos.O estudo foi realizadocomumaturma do9º ano de uma escola pública no município de Taperoá -PB. Para isso adotamos como principais teóricos que discutem a Resolução de Problemas e Contextualização os autores: Smole e Diniz (2001), Dante (1991) e Van de Walle (2009), Pozo (1998), dentre outros. A metodologia utilizada para dar suporte à abordagem teórica foi o estudo descritivo, segundo os objetivos da pesquisa, elaborado a partir de materiais publicados sobre o tema. Quanto à análise de dados este estudo foi caracterizado como um estudo de caso simples, segundo Yin (2005). Para isso, elegemos como principal instrumento para aquisição de dados doisquestionáriossemiestruturados aplicados em momentos distintos. No primeiro momento participaram do estudo 17 alunos, e no momento seguinte foram 22 os participantes. Ao final doestudo,identificamos que a maioria dos estudantes não compreendeu satisfatoriamente o conteúdo dos conjuntos numéricos, mesmo utilizando questões do cotidiano dos alunos. A pesquisa também evidenciou o pouco (ou nenhum) uso da metodologia da Resolução de Problemas na escola investigada, necessitando de mais discussões sobre esta metodologia nas instituições escolaresdeste município, cuja ausência compromete o desenvolvimento educativo dos discentes, fato este que merece atenção das autoridades públicas responsáveis.
Abstract: This research aimed to analyze about solving problems with mathematical situations experienced by farmers Taperoá -PB, which will be addressed in the four operations involving numerical sets. The studywas conducted with a group of 9th grade at a public school in the city of Taperoá -PB. For this we adopted as the main theorists who discuss the Troubleshooting and the authors Background: Smole and Diniz (2001), Dante (1991) and Van de Walle (2009), Pozo (1998), among others. The methodology used to support theoretical approach was descriptive study, according to the research objectives, drawn from material published on the topic. The analysis of this study data was characterized as a simple case study, according to Yin (2005). For this, we chose as the main instrument for data acquisition semistructured two questionnaires applied at different times.At first17 students participated in the study,and the next momentwere 22 participants. At the end of the study, we found that most students do not satisfactorily understood the contents of the sets of numbers, using the same questions everyday student. The survey also showed how little (or no) use of the methodology of Problem Solving in school investigated, requiring further discussion of this methodology in schools of this county, whose absence compromises the educational development of students, a fact that deserves attention from authorities responsible public.
Palavras-chave: Resolução de problemas matemáticos
Etnomatemática
Conjuntos numéricos
Troubleshooting
Ethnomathematics
Numerical sets
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/424
Data do documento: 5-Set-2013
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBG05092013.pdf967,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.