Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Josefa Carliene da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-16T11:12:32Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-16T11:12:32Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4250-
dc.description.abstractThis work is subject Teaching playing: The use of playful in early childhood education, pointing out how the teachers of early childhood education at a school in the municipal city of Araruna -PB have used the playful as a pedagogical proposal. Having as main objective to analyze the teachers of early childhood education have used the leisure practices in the teaching- learning process. More specifically, we tried to identify the perception that the teachers of early childhood education have the playful as a pedagogical proposal; as well as what are the most playful practices used in the teaching- learning process. Therefore, we carried out an exploratory field research and qualitative, as well, a literature search, and as a tool for data collection in the observation room and the drawing up of a questionnaire with 06 (six) open questions aimed at 02 (two) teachers who work in early childhood education (pre I and II). After collecting data, there was the presentation of the analysis of the results gained through the development of monographic report of the survey. Considering all the information on this research can be concluded that the playful action was used by the teachers to expand contents to be taken enabling students to understand and master the concepts worked. In addition, the playful was conveniently planned and linked to curricular content becoming an effective teaching tool for acquiring knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T11:12:32Z No. of bitstreams: 1 JCSP06022015.pdf: 664941 bytes, checksum: 190926b5a9489eb334b69051bbad397b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T11:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JCSP06022015.pdf: 664941 bytes, checksum: 190926b5a9489eb334b69051bbad397b (MD5) Previous issue date: 2014-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleEnsinar brincando: o uso do lúdico na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Wilson José Félix-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática Ensinar brincando: O uso do lúdico na educação infantil, salientando como as professoras da educação infantil de uma escola da rede municipal da cidade de Araruna-PB têm utilizado o lúdico como proposta pedagógica. Tendo como objetivo geral analisar como as professoras de Educação Infantil têm utilizado as práticas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. De forma mais específica, tentou-se identificar qual a percepção que as professoras da educação infantil têm do lúdico como proposta pedagógica; como também quais são as práticas lúdicas mais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo, como também, uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coletas de dados a observação em sala e a elaboração de um questionário com 06 (seis) questões abertas destinadas a 02 (duas) professoras que atuam na Educação Infantil (pré I e II). Após a coleta de dados, realizou-se a apresentação da análise dos resultados adquirida através da elaboração do relatório monográfico da pesquisa realizada. Diante de todas as informações contidas nessa pesquisa pode-se concluir que a ação lúdica foi utilizada pelas professoras para ampliar os conteúdos a serem dados possibilitando que os alunos compreendessem e dominassem os conceitos trabalhados. Além disso, o lúdico foi convenientemente planejado e associado aos conteúdos curriculares se tornando um recurso pedagógico eficaz para aquisição do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCSP06022015.pdf649,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.