Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Elane Batista de-
dc.date.accessioned2018-05-16T11:19:45Z-
dc.date.available2013-09-30-
dc.date.available2018-05-16T11:19:45Z-
dc.date.issued2013-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4251-
dc.description.abstractThis research has as an object of investigation the influence of playfulness in early childhood education. The general objective of the study was to analyze the importance of playfulness in children's development and learning process. The research was conducted with four (04) teachers of the Otilia Coura de Brito Municipal Nursery, located in the municipality of São José da Lagoa Tapada – PB. Therefore, we conducted a qualitative study, characterized as an exploratory research, using as theoretical support guidelines Minayo (1999), Marconi and Lakatos (2002) and Oliveira (2005). We sought to identify the importance of playfulness in early childhood education to school teachers and how they developed activities. Briefly, the teachers considered of great importance to the use of playfulness in development activities in early childhood education because the classes became more pleasurable and created an environment for socialization and wellness among children. We conclude that playfulness is an essential pedagogical tool for child development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T11:19:45Z No. of bitstreams: 1 EBS30092013.pdf: 582365 bytes, checksum: 944b4f7f2f96b6d8bdab2bbef0efd07a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T11:19:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EBS30092013.pdf: 582365 bytes, checksum: 944b4f7f2f96b6d8bdab2bbef0efd07a (MD5) Previous issue date: 2013-08-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Ana Célia Silva-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objeto de investigação a influência do lúdico na educação infantil. O objetivo geral do trabalho foi analisar a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil e no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) professores da Creche Municipal Otília Coura de Brito, localizada no município de São José da Lagoa Tapada - PB. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória, utilizando-se como suporte teórico as orientações de Minayo (1999), Marconi e Lakatos (2002) e Oliveira (2005). Procurou-se identificar a importância do lúdico na educação infantil para os professores da escola e como os mesmos desenvolviam as atividades. Sinteticamente, os professores consideraram de grande importância a utilização da ludicidade no desenvolvimento das atividades na educação infantil, pois as aulas tornavam-se mais prazerosas e criava-se um ambiente de socialização e bem estar entre as crianças. Conclui-se que a ludicidade é uma ferramenta pedagógica indispensável para o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBS30092013.pdf568,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.