Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Evânia Torres Vilar de-
dc.date.accessioned2018-05-16T11:26:53Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-16T11:26:53Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4252-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze how is held the inclusive education process with children aged three to five years in EMEIE F Horizonte. In order to identify the challenges of the process of inclusion for children with disabilities in the school environment, describe and reflect on the inclusion actions of educators Horizon School with children from kindergarten and observe and understand the role of educators across the inclusion of disabled children in the school environment. For this, we administered questionnaire about is the process of inclusion with children aged three to five years, with a qualitative approach, in which the understanding and interpretation prevailed before the investigated material. Therefore, we conclude that inclusive education happens in school studied, but much remains to be done so that all children have a specialized educational services within their disability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T11:26:53Z No. of bitstreams: 1 ETVL06022015.pdf: 363896 bytes, checksum: f793fb92d8622adb34b1d8fb97e07b0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T11:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ETVL06022015.pdf: 363896 bytes, checksum: f793fb92d8622adb34b1d8fb97e07b0f (MD5) Previous issue date: 2014-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscola - inclusãopt_BR
dc.titleEducação inclusiva na educação infantil: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Sabrina Grisi Pinho de-
dc.description.resumoA proposta desse trabalho foi analisar como é realizado o processo de educação inclusiva com crianças na faixa etária de três a cinco anos na E.M.E.I.E.F Horizonte. Com a finalidade de identificar os desafios do processo de inclusão para crianças com deficiências no ambiente escolar, descrever e refletir acerca das ações de inclusão dos educadores da Escola Horizonte com crianças do maternal e observar e compreender o papel dos educadores frente à inclusão das crianças com deficiência no ambiente escolar. Para isso, foi aplicado questionário sobre como ocorre o processo de inclusão com crianças na faixa etária de três a cinco anos, com uma abordagem qualitativa, em que a compreensão e a interpretação prevaleceram diante do material investigado. Para tanto, concluímos que a educação inclusiva acontece na escola pesquisada, mas muito ainda precisa ser feito para que todas as crianças tenham um atendimento educacional especializado dentro de sua deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ETVL06022015.pdf355,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.