Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4252Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Evânia Torres Vilar de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-16T11:26:53Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-06 | - |
| dc.date.available | 2018-05-16T11:26:53Z | - |
| dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4252 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this study was to analyze how is held the inclusive education process with children aged three to five years in EMEIE F Horizonte. In order to identify the challenges of the process of inclusion for children with disabilities in the school environment, describe and reflect on the inclusion actions of educators Horizon School with children from kindergarten and observe and understand the role of educators across the inclusion of disabled children in the school environment. For this, we administered questionnaire about is the process of inclusion with children aged three to five years, with a qualitative approach, in which the understanding and interpretation prevailed before the investigated material. Therefore, we conclude that inclusive education happens in school studied, but much remains to be done so that all children have a specialized educational services within their disability. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T11:26:53Z No. of bitstreams: 1 ETVL06022015.pdf: 363896 bytes, checksum: f793fb92d8622adb34b1d8fb97e07b0f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-16T11:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ETVL06022015.pdf: 363896 bytes, checksum: f793fb92d8622adb34b1d8fb97e07b0f (MD5) Previous issue date: 2014-12-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Escola - inclusão | pt_BR |
| dc.title | Educação inclusiva na educação infantil: um estudo de caso | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Alencar, Sabrina Grisi Pinho de | - |
| dc.description.resumo | A proposta desse trabalho foi analisar como é realizado o processo de educação inclusiva com crianças na faixa etária de três a cinco anos na E.M.E.I.E.F Horizonte. Com a finalidade de identificar os desafios do processo de inclusão para crianças com deficiências no ambiente escolar, descrever e refletir acerca das ações de inclusão dos educadores da Escola Horizonte com crianças do maternal e observar e compreender o papel dos educadores frente à inclusão das crianças com deficiência no ambiente escolar. Para isso, foi aplicado questionário sobre como ocorre o processo de inclusão com crianças na faixa etária de três a cinco anos, com uma abordagem qualitativa, em que a compreensão e a interpretação prevaleceram diante do material investigado. Para tanto, concluímos que a educação inclusiva acontece na escola pesquisada, mas muito ainda precisa ser feito para que todas as crianças tenham um atendimento educacional especializado dentro de sua deficiência. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ETVL06022015.pdf | 355,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
