Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Elaine Cristina Arruda de-
dc.date.accessioned2018-05-16T12:30:57Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.available2018-05-16T12:30:57Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4263-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the relationship between the school environment and the development of children in kindergarten through the survey in Nursery Blessed Mother Mary, located in Limon-PE. In this research were made considerations about the school environment in the light of educational theories and legislation aimed at early childhood education, emphasizing the main features of the space in educational institutions; have also highlighted the views of participants in the study about the school; described himself as organizing the nursery, locus of research, reflecting on the influence of space for the development of autonomy, movement and sociability. The survey was conducted through observation of the field of study, photos and semi-structured interviews directed to the teachers of this early childhood institution. By analyzing the collected data, we confirmed that the nursery Mother Mary Beata, in relation to space, meets the specific needs of the child, is cozy, clean, clear, airy and wide, allowing the child to circulate around the classroom and play , enjoying it to develop fully. The various "corners" contribute to boost learning and make the child has the opportunity to further explore the environment, identifying the function of the spaces that are used in your routine. The classrooms are spacious and provide various ways for teachers to work at the same time allowing the child can move around the space of the classroom, exploring the environment and interacting with other children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T12:30:57Z No. of bitstreams: 1 ECAA06022015.pdf: 597552 bytes, checksum: 207b1ce67d9b10166d86e48d3a6fe630 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T12:30:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ECAA06022015.pdf: 597552 bytes, checksum: 207b1ce67d9b10166d86e48d3a6fe630 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA influência da organização do espaço na educação infantil em face do desenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Evaristo, Rosemary-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar a relação entre espaço escolar e o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, através da pesquisa realizada na Creche Mãe Maria Beata, localizada em Limoeiro-PE. Nesta pesquisa foram feitas considerações sobre o espaço escolar à luz de teorias educacionais e da legislação voltadas para a educação infantil, dando ênfase às principais características do espaço em instituições de educação infantil; também foram ressaltadas as concepções dos sujeitos participantes do estudo sobre o espaço escolar; descreveu-se como se organiza a creche, lócus da pesquisa, refletindo sobre a influência do espaço para o desenvolvimento da autonomia, movimento e sociabilidade. A pesquisa foi feita através de observação do campo de estudo, fotos e entrevistas semiestruturadas direcionadas às professoras desta instituição de educação infantil. Mediante análise dos dados coletados, pudemos comprovar que a creche Mãe Maria Beata, em relação ao espaço, atende às necessidades específicas da criança, é aconchegante, limpa, clara, arejada e ampla, permitindo que a criança possa circular pela sala de aula e brincar, usufruindo dele para desenvolver-se integralmente. Os diferentes ―cantinhos‖ contribuem para dinamizar o aprendizado e fazem com que a criança tenha a oportunidade de explorar mais o ambiente, identificando a função dos espaços que são utilizados em sua rotina. As salas de aula são amplas e propiciam diversas maneiras para que as professoras possam trabalhar, ao mesmo tempo permitindo que a criança possa circular em todo o espaço da sala de aula, explorando o ambiente e interagindo com as demais crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECAA06022015.pdf583,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.