Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4264Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Clenilson dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-16T12:37:33Z | - |
| dc.date.available | 2013-09-18 | - |
| dc.date.available | 2018-05-16T12:37:33Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4264 | - |
| dc.description.abstract | This study had as its object the game discussion as a method to expand the knowledge of mathematics in the initial series of elementary school. The main idea of our research is based on analysis of entertainment games under this exact science in order to ascertain which aspects are contributing factors to demystify the child's difficulties in its development in education. The study was carried out in the field of action research with students of 3rd year of elementary school, a public school located in the city of Mari/PB, and for this, we use a qualitative approach to develop games in the mathematical context. Explore and we live this experience with the subject of our research participants in the daily life of the classroom. During the production of the information contained in this work reflect how to use games in learning of educating so that enable the construction of a subject capable of displaying skills that will help understand the relationship between the individual and their daily lives, realizing the mathematics as part of their world, able to think, and reflect the numerical and spatial relationship making use of numbering systems, among other variables. It was found that the games contribute to the development of skills in learning mathematics, in addition to being great tool of socialization, favors a more dynamic and innovative teaching. Consolidating our study, to be inserted in the teaching of mathematics provides the child to develop skills and improvements both in the social context and construction of mathematical knowledge. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T12:37:33Z No. of bitstreams: 1 CSS18092013.pdf: 921022 bytes, checksum: a2717653dfbcda5b9fc906f41f76a7e7 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-16T12:37:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSS18092013.pdf: 921022 bytes, checksum: a2717653dfbcda5b9fc906f41f76a7e7 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - matemática | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title | O jogo na educação: construção de saberes matemáticos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Danielle Menezes de | - |
| dc.description.resumo | O referido estudo teve como objeto de discussão o jogo como método de expandir o conhecimento acerca da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. A ideia principal de nossa pesquisa está fundamentada na analise dos jogos lúdicos no âmbito dessa ciência exata a fim de averiguar quais aspectos são fatores contribuintes para desmistificar as dificuldades da criança perante o seu desenvolvimento na educação. O estudo foi realizado no campo de pesquisa ação com os alunos do 3o ano do ensino fundamental de uma escola pública situada no município de Mari/PB, e para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa para desenvolver os jogos no contexto matemático. Exploramos e vivenciamos esta experiência com os sujeitos participantes de nossa pesquisa no cotidiano da sala de aula. No decorrer da produção de informações contidas nesse trabalho refletimos como utilizar os jogos na aprendizagem do educando de modo que possibilite a construção de um sujeito capaz de apresentar habilidades que favoreçam compreender a relação entre o indivíduo e o seu cotidiano. Percebendo a matemática como parte de seu mundo, capaz de pensar, e refletir a relação numérica e espacial, fazendo uso de sistemas de numeração, de medidas, entre outras grandezas. Verificou-se que os jogos contribuem para o desenvolvimento de habilidades na aprendizagem matemática, além de ser ótima ferramenta de socialização, favorece um ensino inovador e mais dinâmico. Consolidando nosso estudo, os jogos ao serem inseridos no ensino de matemática proporciona a criança a desenvolver habilidades e aprimoramentos tanto no contexto social quanto na construção de saberes matemático. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CSS18092013.pdf | 899,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
