Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4266
Tipo: | TCC |
Título: | O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Valdirene da |
Primeiro Orientador: | Costa, Nayara Tatianna Santos da |
Resumo: | A proposta lúdica possui em sua mais expressa caracterização a ação direta da projeção do brincar, trazendo prazer e alegria ao modelo de atividade que se realiza. Diante desta aplicação partimos para a construção de um levantamento de dados que pudessem comprovar ou não que o lúdico contribui para aprendizagem, inserido nas dinâmicas pedagógicas realizadas na educação infantil, e através desta forma de reconhecimento tentar compreender o lúdico, sua essência, importância e ação, explorando seus componentes: o jogo, a brincadeira e o brinquedo como possibilidade de formar sujeitos criativos, de postura crítica e autônoma para que mais tarde possam ser inseridos na sociedade de forma a ter condições de modificar a realidade em primeira instância individual e logo após coletiva. A nossa observação nessa etapa procurou entender como o lúdico aplicado de forma organizada e consciente, pode resultar em um mecanismo que auxilie o educador no repasse de conteúdos e temáticas não tão atrativas, mas que se possa ser encaradas e vividas da forma mais prazerosa possível. Nessa dinâmica, é preciso que o educador tenha conhecimento do lúdico e suas ações sejam capazes de incorporar com objetivo as muitas representações da ludicidade em sua rotina educacional diária, provocando nos educandos a necessidade de se portarem como produtores do saber e não como produtos de uma manobra meramente conteudista. |
Abstract: | The proposal has playful in its most explicit characterization of the direct action of the projection of the play, bringing joy and happiness to the model of activity that takes place. Before we start this application for the construction of a survey of data that could prove or disprove that can ensure some playful learning within the pedagogical dynamics performed in early childhood education, and through this form of recognition to try to understand the playful, essence, importance and action , exploring its components: the game, the game and toy as possibility to form creative subjects of critical and autonomous so that later can be inserted in society in order to be able to change the reality in the first instance individual and after conference . Our observations that basic education sought to understand how the playful applied in an organized and conscious, can result in a mechanism that assists the educator in the transfer of thematic content and not so attractive, but it can be seen and experienced in the most pleasurable possible. In this dynamic, it is necessary that the teacher is aware of playfulness and their actions are able to incorporate the many representations aiming playfulness in their daily educational routine, causing the need for students to conduct themselves as producers of knowledge and not as a product content-only maneuver. |
Palavras-chave: | Lúdico Educação infantil Aprendizagem pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4266 |
Data do documento: | 23-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VS23092013.pdf | 596,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.