Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Tatiana Santana de Andrade-
dc.date.accessioned2018-05-16T13:08:06Z-
dc.date.available2014-02-06-
dc.date.available2018-05-16T13:08:06Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4268-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the impasses and possibilities of Hospital Pedagogy from the reality of the Hospital Barão de Lucena (HBL) in Recife - PE. This area of pedagogy is expanding and this work is based on the need to examine ways of integrating Pedagogy in HBL, identifying the characteristics of training, checking the possibilities and ways of integration between school and the hospital space, and order discusses the purposes and benefits of such training. In this sense, we understand the Hospital Pedagogy as a practice that aims to continue the education of children and adolescents who need frequent hospitalization, and develop activities that contribute to the formation of the patient and to assist during the hospitalization period. Thus, we discuss the role of Hospital Pedagogy, thinking the difficulties of hospitalized children, and forms of aid to understanding and overcoming the disease of children. The purpose of hospital pedagogy is to seek to provide advice, emotional care humanistic both the patient and his family. Our discussion focuses on the dilemmas and possibilities of the development of educational activities, analyzing your line with other areas in an integrated work, complementary, coherent and cooperative, in a joint effort to offer benefits to the patient student. So this paper addresses the debate on this subject little explored in academic and school research, but it's a legitimate proposed effective education warranty for all. Treat yourself to a qualitative research of exploratory in that we will use observations, notes and dialogues as a data source. From these reflections this work intends to make a diagnosis about the attendance of learners with special educational needs in hospital class.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T13:08:06Z No. of bitstreams: 1 TSAM06022014.pdf: 1457995 bytes, checksum: abd041f24deaee1ff86089219f962459 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T13:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TSAM06022014.pdf: 1457995 bytes, checksum: abd041f24deaee1ff86089219f962459 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar: entre os impasses e as possibilidades a partir da realidade do Hospital Barão de Lucena (HBL)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joseane Abílio de Sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar os impasses e as possibilidades da Pedagogia Hospitalar a partir da realidade do Hospital Barão de Lucena (HBL) em Recife – PE. Esta área da pedagogia está em expansão e este trabalho baseia-se na necessidade de analisar as formas de integração da Pedagogia no HBL, identificando as características da formação, verificando as possibilidades e modos de integração entre a vida escolar e o espaço hospitalar, e por fim discute as finalidades e benefícios dessa formação. Nesse sentido, entendemos a Pedagogia Hospitalar como uma prática que tem por objetivo dar continuidade a escolaridade das crianças e adolescentes que precisam de frequente internação, além de desenvolver atividades que contribuam para a formação do paciente e que auxiliem durante o período de internação. Assim, discutiremos a função da Pedagogia Hospitalar, pensando as dificuldades da criança hospitalizada, e formas de ajuda para a compreensão e superação da enfermidade das crianças. A finalidade da Pedagogia hospitalar é oferecer assessoria, atendimento emocional humanístico tanto para o paciente como para a sua família. Nossa discussão centra-se nos impasses e nas possibilidades do desenvolvimento de ações educativas, analisando sua sintonia com as demais áreas, num trabalho integrado, complementar, coerente e cooperativo, num esforço conjunto em oferecer benefícios ao aluno paciente. Assim este trabalho aborda o debate acerca desta temática pouco explorada nas pesquisas acadêmicas e escolares, mas que é uma proposta legítima de efetivação da garantia de educação para todos. Tratar-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória em que utilizaremos observações, anotações e diálogos como fonte de dados. A partir destas reflexões o presente trabalho pretende realizar um diagnóstico sobre o atendimento ao educando com necessidades educacionais em classe hospitalar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSAM06022014.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.