Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4278Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Rosimery Justino dos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-16T14:18:31Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-06 | - |
| dc.date.available | 2018-05-16T14:18:31Z | - |
| dc.date.issued | 2014-12-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4278 | - |
| dc.description.abstract | This paper aims to analyze the contribution of experienced games and play in the routine of Nursery Blessed Mother Mary of municipal Limon-PE for the comprehensive development of children, showing the contributions of playful practice in space from kindergarten. Therefore, it is shown the importance of play in the integral development of children from Nursery, reflecting on the significance of playing in the school environment, identifying the significant aspects about the play in kindergarten. In our considerations, we set out to discuss the play and playfulness in the experience of activities in the Nursery everyday, thinking concepts and purposes of the play at school. Based on these assumptions, we emphasize that this work is an important issue for Childhood Education which is the use of games and play as a pedagogical proposal, seeking to understand the games and play as a tool for cognitive, physical, social, emotional and cultural development the child. In this perspective, we understand the teacher's role as mediator forward to playing, being a key player in the development of playfulness activities. To measure the work done, a qualitative research was developed with data collection through a questionnaire answered by the Nursery teachers. In general, the teachers surveyed put the playful practice as a relevant instrument for pedagogical work in the Nursery environment. Given these considerations, we point out that the use of games and activities is essential for the pedagogical work, this practice should be reviewed and developed in the children's educational environment to enhance the imagination, language, creativity, among other important skills to the integral formation of child. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T14:18:31Z No. of bitstreams: 1 RJS06022015.pdf: 578007 bytes, checksum: e1142978054c03ab2f0d3378057a327d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-16T14:18:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RJS06022015.pdf: 578007 bytes, checksum: e1142978054c03ab2f0d3378057a327d (MD5) Previous issue date: 2014-12-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title | A arte de brincar no espaço escolar: aprendendo e brincando em ambientes de creche | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Joseane Abílio de Sousa | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho pretende analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras vivenciadas na rotina da Creche Mãe Maria Beata da rede municipal de Limoeiro-PE para o desenvolvimento integral das crianças, mostrando as contribuições da prática lúdica no espaço da Educação Infantil. Para tanto, mostra-se a importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças de Creche, refletindo sobre o significado do brincar no espaço escolar, identificando os aspectos significativos a cerca do brincar na Educação Infantil. Em nossas considerações, nos propusemos a discutir o brincar e a ludicidade na vivência das atividades no cotidiano da Creche, pensando os conceitos e as finalidades das brincadeiras no espaço escolar. Partindo destas pressuposições, enfatizamos que este trabalho trata de um assunto importante para o Ensino Infantil que é a utilização de jogos e brincadeira como proposta pedagógica, buscando entender os jogos e as brincadeiras como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional e cultural da criança. Nesta perspectiva, entendemos o papel do professor como mediador frente às atividades lúdicas, sendo um ator primordial no desenvolvimento das atividades de ludicidade. Para mensurar o trabalho realizado, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados através de questionário respondido por professores da Creche. Em linhas gerais, os professores pesquisados colocaram a prática lúdica como instrumento relevante para o trabalho pedagógico no ambiente de Creche. Diante dessas considerações, apontamos que a utilização de jogos e brincadeiras é indispensável para o trabalho pedagógico, devendo essa prática ser valorizada e desenvolvida no meio educacional infantil para potencializar a imaginação, a linguagem, a criatividade, dentre outras habilidades importantes para a formação integral da criança. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RJS06022015.pdf | 564,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
