Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Rosa de Lourdes Alves-
dc.date.accessioned2018-05-16T14:31:22Z-
dc.date.available2015-02-02-
dc.date.available2018-05-16T14:31:22Z-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4279-
dc.description.abstractThe use of Information and Communication Technologies - ICT - in the classroom, is a pedagogically support dynamic, which helps with the teaching learning of the children in early childhood education. This work, entitled "Technology of early childhood education of municipal public network of Campina Grande, PB", presents an analysis of the use of ICT, whose objective was to identify the existence or not the utilization technological in early childhood education, its teaching- learning strategies and the efficiency in use of the digital technologies. The guiding question of the survey asked whether there is, in municipal public network the education technologies applied in the early childhood education methodology and which technological resources used in cognitive development of the student. The research was founded in the light of the theory of Sancho (2006), Belloni (2009), Bello (2001), Papert (2008), Araujo (2010), Gil (2002) and Brannand (2009) and carried out through of structured questionnaire, conversations and observations on the spot. Through this was possible to demonstrate the importance of the technologies as method pedagogical for the cognitive development of children and the developed strategies from the use of the laptop from the Project “One Computer per Student “. However, we observed some difficulties in using this instrument, considering the limited access of the internet, in addition to failure in the power grid. Thus, the study points to the limits and possibilities of the use of such technological resources in a teaching institution of municipal public network.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T14:31:22Z No. of bitstreams: 1 RLAS06022015.pdf: 1625194 bytes, checksum: 3d5b2d56406b9bbe1333163c7ec0ce28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T14:31:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RLAS06022015.pdf: 1625194 bytes, checksum: 3d5b2d56406b9bbe1333163c7ec0ce28 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA tecnologia na educação infantil da rede pública municipal de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Kátia Ramos-
dc.description.resumoO uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – em sala de aula, é um suporte pedagogicamente dinâmico, que contribui com o ensino-aprendizagem das crianças da educação infantil. Este trabalho, intitulado “A Tecnologia na Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Campina Grande-PB”, apresenta uma análise sobre a utilização das TIC, cujo objetivo foi identificar a existência ou não da utilização tecnológica na educação infantil, suas estratégias de ensino-aprendizagem e a eficiência no uso das tecnologias digitais. O questionamento norteador da pesquisa interrogou se há na rede pública municipal de ensino, tecnologias aplicadas na metodologia da Educação Infantil e quais recursos tecnológicas utilizadas no desenvolvimento cognitivo do aluno. A pesquisa foi fundamentada à luz da teoria de Sancho (2006), Belloni (2009), Bello (2001), Papert (2008), Araújo (2010), Gil (2002) e Brannand (2009) e realizada através de questionário estruturado, conversas e observações in loco. Através deste, foi possível demonstrar a importância das tecnologias como meio pedagógico para o desenvolvimento cognitivo das crianças e as estratégias desenvolvidas a partir da utilização do laptop do Projeto “Um Computador por Aluno”. Entretanto, observamos algumas dificuldades na utilização deste instrumento, considerando o acesso limitado da internet, além da insuficiência da rede elétrica. Assim sendo, o trabalho aponta para os limites e possibilidades da utilização de tais recursos tecnológicos em uma instituição de ensino da rede pública municipal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLAS06022015.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.