Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4279Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santana, Rosa de Lourdes Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2018-05-16T14:31:22Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-02 | - |
| dc.date.available | 2018-05-16T14:31:22Z | - |
| dc.date.issued | 2014-12-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4279 | - |
| dc.description.abstract | The use of Information and Communication Technologies - ICT - in the classroom, is a pedagogically support dynamic, which helps with the teaching learning of the children in early childhood education. This work, entitled "Technology of early childhood education of municipal public network of Campina Grande, PB", presents an analysis of the use of ICT, whose objective was to identify the existence or not the utilization technological in early childhood education, its teaching- learning strategies and the efficiency in use of the digital technologies. The guiding question of the survey asked whether there is, in municipal public network the education technologies applied in the early childhood education methodology and which technological resources used in cognitive development of the student. The research was founded in the light of the theory of Sancho (2006), Belloni (2009), Bello (2001), Papert (2008), Araujo (2010), Gil (2002) and Brannand (2009) and carried out through of structured questionnaire, conversations and observations on the spot. Through this was possible to demonstrate the importance of the technologies as method pedagogical for the cognitive development of children and the developed strategies from the use of the laptop from the Project “One Computer per Student “. However, we observed some difficulties in using this instrument, considering the limited access of the internet, in addition to failure in the power grid. Thus, the study points to the limits and possibilities of the use of such technological resources in a teaching institution of municipal public network. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-16T14:31:22Z No. of bitstreams: 1 RLAS06022015.pdf: 1625194 bytes, checksum: 3d5b2d56406b9bbe1333163c7ec0ce28 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-16T14:31:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RLAS06022015.pdf: 1625194 bytes, checksum: 3d5b2d56406b9bbe1333163c7ec0ce28 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | A tecnologia na educação infantil da rede pública municipal de Campina Grande-PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Kátia Ramos | - |
| dc.description.resumo | O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – em sala de aula, é um suporte pedagogicamente dinâmico, que contribui com o ensino-aprendizagem das crianças da educação infantil. Este trabalho, intitulado “A Tecnologia na Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Campina Grande-PB”, apresenta uma análise sobre a utilização das TIC, cujo objetivo foi identificar a existência ou não da utilização tecnológica na educação infantil, suas estratégias de ensino-aprendizagem e a eficiência no uso das tecnologias digitais. O questionamento norteador da pesquisa interrogou se há na rede pública municipal de ensino, tecnologias aplicadas na metodologia da Educação Infantil e quais recursos tecnológicas utilizadas no desenvolvimento cognitivo do aluno. A pesquisa foi fundamentada à luz da teoria de Sancho (2006), Belloni (2009), Bello (2001), Papert (2008), Araújo (2010), Gil (2002) e Brannand (2009) e realizada através de questionário estruturado, conversas e observações in loco. Através deste, foi possível demonstrar a importância das tecnologias como meio pedagógico para o desenvolvimento cognitivo das crianças e as estratégias desenvolvidas a partir da utilização do laptop do Projeto “Um Computador por Aluno”. Entretanto, observamos algumas dificuldades na utilização deste instrumento, considerando o acesso limitado da internet, além da insuficiência da rede elétrica. Assim sendo, o trabalho aponta para os limites e possibilidades da utilização de tais recursos tecnológicos em uma instituição de ensino da rede pública municipal. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RLAS06022015.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
