Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4288
Tipo: TCC
Título: AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): França, Diniz Silva de
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Mário Luiz Farias
referee1 : Araújo, Lenyneves Duarte Alvino de
referee2: Lima Filho, José Adeildo de
Resumo: O ensino de Biologia promove a formação de estudantes capazes de compreender e aprofundar conceitos biológicos, fortalecendo o pensamento crítico relacionado às suas vivências individuais e coletivas ao explorar o conhecimento científico na construção da aprendizagem e da cidadania. O livro didático é um recurso valoroso para professores estudantes no apoio ao desempenho escolar e, para facilitar a relação entre ambas às partes, é necessário que esse recurso didático esteja atualizado, de acordo com as novas diretrizes para o Ensino Médio, diminuindo o tradicional ato mecânico da memorização. Nesse sentido, por haver problemáticas relacionadas aos conteúdos da Botânica nos livros de Biologia do Ensino Médio, surgiu a ideia de fazer um trabalho para fundamentar os professores de Biologia na análise desses conteúdos. Fazer a seleção desses livros constitui uma tarefa de extrema importância para uma aprendizagem significativa. Para isso, é preciso estabelecer critérios específicos no intuito da escolha eficiente desses livros. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de quatro dos principais livros utilizados nas escolas públicas e particulares do município de Areia-PB, indicados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o triênio de 2015 a 2017. Cada conteúdo foi analisado criticamente por obra, indicando-se os autores que melhores trabalham o referido conteúdo. O livro Biologia – dos autores César, Sezar e Caldini – foi a obra que obteve a melhor avaliação, sendo apontado como o livro mais completo para trabalhar a Botânica no Ensino Médio.
Abstract: Teaching Biology promotes the formation of students able to understand and deepen biological concepts, strengthening critical thinking related to their individual and collective experiences to explore scientific knowledge in the construction of learning and citizenship. The textbook is a valuable resource for student teachers to support school performance and to facilitate the relationship between both parties, it is necessary that this teaching resource is updated according to the new guidelines for high school, reducing the traditional act mechanical memorization. In this sense, because there are problems related to the contents of Botany in high school biology books, the idea of doing a job to support the biology teachers in the analysis of such content. Make the selection of these books is a task of utmost importance for a significant learning. Therefore, it is necessary to establish specific criteria for the purpose of efficient choice of these books. This work was developed from four major books used in public and private schools in the municipality of Areia-PB, appointed by the Ministry of Education and Culture (MEC) for the triennium 2015-2017. Each content was critically analyzed by work, indicating the authors who best work such content. The book Biology - of authors César, Sezar and Caldini - was the work that got the best evaluation, being touted as the most comprehensive book to work Botany in high school.
Palavras-chave: Ensino- Ciências
Recurso didático.
Livros de biologia - Avaliação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4288
Data do documento: 14-Jun-2016
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSF17052018.pdf701,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.