Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/430
metadata.dc.type: TCC
Title: Diagnóstico do uso e importância das plantas medicinais entre docentes e discentes do ensino médio do município de Brejo do Cruz – PB.
metadata.dc.creator: Brito, Andréia Alves.
metadata.dc.contributor.advisor1: Gadelha, Carlos Alberto de Almeida.
metadata.dc.description.resumo: As plantas medicinais vêm sendo utilizadas pelo ser humano desde a antiguidade para o tratamento de diversas doenças. Existem muitos estudos e pesquisas no campo da fitoterapia que buscam comprovar a eficácia das plantas medicinais, pela imensa variedade que apresentam. Esta monografia teve como objetivo principal diagnosticar o uso e importância das plantas medicinais entre docentes e discentes do Ensino Médio do município de Brejo do Cruz – PB, justificando-se pela necessidade de promover a compreensão, e a inserção da temática, plantas medicinais entre os conteúdos ministrados aos estudantes do ensino médio, estimulando o incremento da aprendizagem sobre sua importância e para sua preservação. Para o presente estudo foram realizadas pesquisas de campo por meio da aplicação de questionários aos docentes e discentes da Escola Estadual de Ensino Médio Professor José Olímpio Maia, visando sondar a compreensão dos entrevistados sobre a importância das plantas medicinais, que no inicio da pesquisa demonstraram não ter ideia de como as plantas medicinais podem ser importantes, evidenciando-se que a temática, plantas medicinais, não está presente no cotidiano escolar, havendo a necessidade de uma abordagem mais significativa do tema nas escolas.
Abstract: Medicinal plants have been used by humans since ancient times for the treatment of various diseases. There are many studies and research in the field of herbal medicine who seek to prove the efficacy of medicinal plants, the immense variety showing. This thesis aimed to diagnose the use and importance of medicinal plants among teachers and students of high school in the city of Heath's Cross - PB, justified by the need to promote understanding, introduce the theme, medicinal plants among the contents taught to high school students, stimulating the growth of learning about its importance and its preservation. For this study, we carried out field research through the application of questionnaires to teachers and students of the School State School Professor José Olympio Maia, aiming to probe the understanding of the respondents about the importance of medicinal plants, which in the beginning of the investigation showed no have no idea how medicinal plants can be important, demonstrating that the theme, medicinal plants, is not present in school life, thus requiring a more significant issue in schools.
Keywords: Plantas medicinais
Fitoterapia
Estudo e ensino da biologia
Biodiversidade
Medicinal plants
Phytotherapy
Study and teaching of biology
Biodiversity
metadata.dc.publisher.department: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/430
Issue Date: 6-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AAB06092013.pdf774,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.