Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4302
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de viabilidade mercadológica para implantação de uma choperia e petiscaria em Santa Rita-PB
metadata.dc.creator: Tenório, Davi Mouzinho
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Jorge Gomes de
metadata.dc.contributor.referee1: Isoni, Miguel Maurício
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se de um plano de negócios com objetivo de analisar a viabilidade mercadológica da implantação de uma choperia e petiscaria na cidade de Santa Rita – PB. Para chegar à análise do objetivo proposto, inicialmente, a empresa e o seu modelo de negócios foram descritos como um novo conceito de bar com serviço diferenciado em relação ao ambiente, atendimento, cardápio e promoções atrativas. Em seguida, foi aplicada uma pesquisa de mercado para identificar o interesse da população na abertura do negócio. Uma avaliação positiva da maioria dos respondentes foi coletada quando perguntados se frequentariam o estabelecimento. Também através da pesquisa, foi constatado que a cidade não possui opções suficientes de entretenimento noturno. Assim, foi realizada uma análise do mercado concorrente a partir da observação da operação dos empreendimentos mais frequentados da cidade. A avaliação constatou que concorrência não oferece grandes ameaças para a abertura do futuro negócio. O mercado consumidor foi identificado como: pessoas acima de 18 anos de idade, com poder aquisitivo baixo e médio e ensino médio completo ou superior cursando. Através da aplicação dos conceitos do composto de marketing, foram identificadas as principais estratégias para inserção do negócio no mercado. Também foram descritos os diferenciais relacionados ao preço, praça, promoção e propaganda. Por último, a pesquisa se propôs a analisar o plano financeiro que o empreendimento precisará para iniciar suas operações e suas previsões de lucro. Após a elaboração do plano de negócios, considerou-se mercadologicamente viável a abertura do referido empreendimento.
Abstract: Não possui abstract.
Keywords: Empreendedorismo
Plano de negócios
Plano de marketing
Plano financeiro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4302
Issue Date: 8-Jun-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMT17052018.pdf900,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons