Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/431
Tipo: TCC
Título: Análise de metodologias didáticas aplicadas no ensino de biologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes.
Autor(es): Marinho, Ivaldo.
Primeiro Orientador: Zarate, Eliete Lima de Paula.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores de Biologia e alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, Paraíba. Em que se considera que, para atender às demandas atuais e tornar o ensino de Biologia significativo, se faz necessário uma reflexão mais apurada sobre os conteúdos abordados e sobre os caminhos metodológicos propostos. Para isso, buscou-se uma referência didática na prática educativa desses professores e a exposição de argumentos pedagógicos tratados por autores que tem na Didática o ponto de partida para o processo ensino - aprendizagem. O objetivo principal foi investigar os principais elementos de cunho metodológicos utilizados na exposição de conteúdos didáticos de Biologia no ensino médio da referida escola, visando traçar um perfil evolutivo na transição destes saberes. Para análise deste estudo, foi utilizada uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, que teve na coleta de dados a principal referência para o levantamento e tratamento dos resultados. Foram elaboradas entrevistas semiestruturadas com três educadores de Biologia, além da aplicação de questionários para cinquenta alunos do ensino médio e ainda uma análise das observações de aulas durante um bimestre letivo. Os resultados mostraram que os professores possuem restrições em relação ao entendimento quando da necessidade de contextualizar os conteúdos e de direcionamentos metodológicos eficazes, nas várias situações de ensino no cotidiano escolar, em que contribuem para o insucesso no processo ensino - aprendizagem. Concluindo que, se deve dar maior atenção para a reestruturação profissional individual (formação continuada) e no nível de sistema do ensino público. Havendo também a necessidade, em discutir determinadas situações com os professores, para estabelecer um trabalho que condicione de forma efetiva, melhorias no ensino de Biologia no ensino médio. Entendendo que são através dos conhecimentos teóricos e metodológicos atualizados, em que é possível tornar as aulas de Biologia mais interessantes e participativas, produzindo um resultado significativo de aprendizagem.
Abstract: This work presents a survey of biology teachers and high school students from the State School of Elementary and Secondary Education Dom Luiz Gonzaga Fernandes in Campina Grande, Paraiba. Where it is considered that to meet current demands and make the teaching of Biology significant, it needs a more accurate reflection on the content covered and on the methodological approaches proposed. For this, we sought a didactic reference in educational practice of these teachers and the exposure of pedagogical arguments by authors who have treated Teaching as the starting point for the teaching-learning process. The main objective was to investigate the main methodological die elements used in the explanatory content of teaching biology in high school said the school aimed to profile the evolutionary transition of this knowledge. For analysis of this study used a quantitative research, exploratory, which had data collection the main reference for the survey and results of treatment. Were prepared structured interviews with three teachers of biology, and the application of questionnaires to fifty high school students, and an analysis of classroom observations over a quarter school. The results showed that teachers have restrictions on when the understanding of the need to contextualize the content and methodological directions effective in various teaching situations in the school routine, they contribute to the failure in the teaching – learning process. In conclusion, it should give greater attention to the restructuring individual professional (continuing education) and the level of public education system. There is also the need to discuss certain situations with teachers to establish a job that conditions effectively, improvements in teaching biology in high school. Understanding that is through the theoretical and methodological knowledge updated, it is possible to make lessons more interesting and participatory Biology, producing a significant result of learning.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da biologia
Teaching and learning of biology
Departamento: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/431
Data do documento: 6-Set-2013
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IM06092013.pdf617,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.