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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Cybelle Maria Pereira de-
dc.creatorNascimento, Denykelly Santos do-
dc.date.accessioned2018-05-18T14:48:18Z-
dc.date.available2017-02-01-
dc.date.available2018-05-18T14:48:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4320-
dc.description.abstractEnvironmental Education is part of the educational process and as such it aims to form a population more aware and concerned with current environmental issues, endowed with knowledge and skills that lead to individual and collective participation in solving local environmental problems.Therefore, working on environmental issues in schools in the early years of elementary education is of great importance, because we will be forming citizens with critical awareness from beginning. The objective of this research was to know and analyze the environmental level of awareness and perceptions of the students of the Aruanda Elementary School, located in João Pessoa-PB, in order to contribute to raising awareness among students about environmental care. The research was developed in 2016 and carried out in two classes of elementary school, being a class of the 6th year and the other group of the 8th year, counting with the participation of 57 students. At the first moment of the research, questionnaires were applied, seeking to know the profile of the student (name and age) as well as the perceptions and conceptions of environmental issues and problems. In the second stage of the work, pedagogical workshops were carried out. The pedagogical workshop of the 6th year addressed the theme: "Recycling" and the pedagogical workshop of the 8th year addressed the theme: "The importance of garden in the Aruanda School". The results demonstrate in this research that the students are not yet receiving the appropriate incentive, environmental issues need to be more discussed and experienced in school, as well as in the family and community. Since the social representations of "Environmental Education" and "Environment" were categorized in conceptions eminently conservationist and confused.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-18T14:48:18Z No. of bitstreams: 1 CMPA01022017.pdf: 1745270 bytes, checksum: 74a1a8bd8a1642cb5a31e2256504e832 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-18T14:48:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CMPA01022017.pdf: 1745270 bytes, checksum: 74a1a8bd8a1642cb5a31e2256504e832 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscola - meio ambientept_BR
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental e qualidade de vida: uma pesquisa de percepção de alunos de uma escola de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Vera Lúcia Araújo de-
dc.description.resumoA Educação Ambiental é parte do processo educativo e como tal visa formar uma população mais consciente e preocupada com as questões ambientais atuais, dotada de conhecimento e competências que conduzem à participação individual e coletiva na solução dos problemas ambientais locais. Portanto, trabalhar as temáticas ambientais nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental é grande importância, pois estaremos formando desde cedo cidadãos com consciência crítica. O presente trabalho de pesquisa teve por objetivo conhecer e analisar as percepções ambientais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda localizada em João Pessoa-PB. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo, pois as variáveis humanas que foram investigadas são as representações sociais. É exploratória, pois se pretendeu a aquisição de conhecimentos sobre determinado problema. Descritiva, pois a atenção dada foi a dimensão da atitude da informação e da imagem ou campo de representação de Meio Ambiente, com o intuito de contribuir para uma sensibilização dos alunos quanto aos cuidados com o meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2016 e realizada em duas turmas do ensino fundamental, sendo uma turma do 6° ano e a outra turma do 8o ano, contando com a participação de 57 alunos. No primeiro momento da pesquisa houve a aplicação de questionários, buscando conhecer o perfil do aluno (nome e idade) como também as percepções e concepções às questões e problemáticas ambientais. Na segunda etapa do trabalho foram realizadas oficinas pedagógicas. A oficina pedagógica do 6o ano abordou o tema: “Reciclagem” e a oficina pedagógica do 8o ano abordou o tema: “A importância da Horta na Escola Aruanda”. Através dos resultados, evidenciou-se que as temáticas ambientais precisam ser mais discutidas e vivenciadas na escola, como também na família e na comunidade. Uma vez que as representações sociais de “Meio Ambiente” foram categorizadas em concepções eminentemente conservacionista, naturalista e confusa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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