Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Elayne Pontes de Freitas-
dc.date.accessioned2018-05-18T15:04:07Z-
dc.date.available2017-02-01-
dc.date.available2018-05-18T15:04:07Z-
dc.date.issued2017-02-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4321-
dc.description.abstractThe present work has the theme "The playful as a tool of support in the school environment". And it is the result of a bibliographical and field research, which was done through consultation with authors who have books, articles and discussions related to this topic. Aiming to emphasize the importance of playfulness within the classroom in Early Childhood Education. In order to investigate the importance of play activities within the school environment, presenting games and games that can be used in this practice, and what contributions the playful back in Early Childhood Education. For this, the qualitative study used data collection from participant observation and a logbook as instrument to record the observed data. The research was carried out in a private school related to Early Childhood Education, in the period of three days, being interspersed in the week, from 13:00 to 17:00. Given the information contained in this research, it can be concluded that play activities are indispensable in the educational process, since they help in the construction of knowledge in a pleasurable way, where they develop in the child cognitive and motor social aspects. It is also worth noting that the teacher of the observed class makes use of and recognizes that games, toys and games play a role in child development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-18T15:04:07Z No. of bitstreams: 1 EPFA01022017.pdf: 797450 bytes, checksum: 317a79af7b29d54f3083f229263ba954 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-18T15:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EPFA01022017.pdf: 797450 bytes, checksum: 317a79af7b29d54f3083f229263ba954 (MD5) Previous issue date: 2017-02-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleO lúdico como ferramenta de apoio na sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Margarida Sônia Marinho do Monte-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática “O lúdico como ferramenta de apoio na sala de aula”. É fruto de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo, que foi feita por meio de consulta a autores que possuem livros, artigos e discussões referentes a essa na Educação Infantil. Especificamente buscou investigar a importância de atividades lúdicas dentro das salas de aulas, apresentando jogos e brincadeiras que podem ser utilizados nessa prática, e quais contribuições o lúdico trás na Educação Infantil. Para tanto, o estudo qualitativo utilizou de coleta de dados a partir de observação participante e um diário de bordo como instrumento para registrar os dados observados. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Diante das informações que estão contidas nesta pesquisa, pode-se concluir que as atividades lúdicas são indispensáveis no processo educativo, uma vez que auxiliam na construção do conhecimento de forma prazerosa, onde desenvolvem na criança aspectos sociais cognitivos e motores. Cabendo ressaltar também que a professora da turma observada faz uso e reconhece que os jogos, brinquedos e brincadeiras contribuem no desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPFA01022017.pdf778,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.