Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4326
Tipo: TCC
Título: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Autor(es): Ramo, Luciano Bernardo
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
referee1 : Moreira, Dayse das Neves
referee2: Silva, Thiago Pereira da
Resumo: Pesquisas revelam que o ensino de Química em muitas escolas públicas brasileiras é caracterizado por aulas quase que exclusivamente expositivas, principal característica do ensino tradicional, que utilizam apenas pincel e quadro branco como recurso didático, enfatizando memorização excessiva de fórmulas, símbolos, conceitos, nomenclaturas e expressões matemáticas, tornando a Química uma ciência totalmente abstrata e sua aprendizagem uma tarefa árdua. Nesse sentido é imprescindível que os educadores busquem recursos metodológicos inovadores, estimulantes e potencialmente significativos, como é o caso dos recursos audiovisuais e tecnológicos, que se utilizados de maneira correta, poderá contribuir na transposição didática do conteúdo. Ante o exposto, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar uma proposta de ensino para o conteúdo de modelo atômico de Niels Bohr a partir da utilização de recursos tecnológicos, em uma escola pública da cidade de Arara-PB. O público alvo foram 48 estudantes do 2º ano do ensino médio da escola supracitada. Tratou-se de uma pesquisa-ação de caráter exploratório-investigativo e de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários. Os resultados foram representados através de gráficos, quadros e as falas dos sujeitos de forma literal, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico. Os alunos pesquisados revelam ter acesso à internet em casa e que a utiliza para se manter informados, porém, ao afirmarem que estudam apenas entre uma e duas horas por semana, percebe-se que estes estudantes não usam esse meio de comunicação para auxiliar na sua aprendizagem. Ainda segundo o público alvo a principal metodologia utilizada pelo professor de química é de aulas expositivas e de exercícios que priorizam memorização de fórmulas, conceitos e comprovações matemáticas. Na análise da evolução dos conceitos, pode-se observar que os estudantes ampliaram o nível de conhecimento em relação ao modelo atômico de Niels Bohr abordado na proposta didática. A maioria dos discentes investigados avaliou como positiva a utilização dos recursos audiovisuais e tecnológicos no ensino de Química, destacando que seria mais fácil aprender os conteúdos dessa disciplina com o uso dessa ferramenta. Baseado nestes resultados pode-se afirmar que a utilização dos recursos audiovisuais e tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de Química mostrou-se eficiente, uma vez que se conseguiu atingir os objetivos propostos.
Abstract: Research shows that the teaching of chemistry in many Brazilian public schools is characterized by almost exclusively expositive classes, the main characteristic of traditional teaching, which use only brush and white board as a didactic resource, emphasizing excessively memorization of formulas, symbols, concepts, nomenclatures and Mathematical expressions, making Chemistry a totally abstract science and its learning an arduous task. In this sense, it is imperative that educators seek innovative, stimulating and potentially significant methodological resources, as audiovisual and technological resources, which, if correctly used, may contribute to the didactic transposition of the learn. On the above, the present research had the objective of evaluating a teaching proposal for the content of Niels Bohr's atomic model from the use of technological resources in a public school at the city of Arara-PB. The target audience was 48 students of the second year of high school at the above-mentioned school. It was an exploratory-investigative research of qualitative and quantitative nature. As a data collection instrument, questionnaires were used. The results were represented through graphics, tables and the literal speeches of the subjects, discussed and interpreted in the light of the theoretical reference. The surveyed students reveal that they have access to the Internet at home and that they use it to keep informed, however when they affirm that they study only between one and two hours a week, it is noticed that these students do not use this means of communication to assist on their learning. Still according to the students, the main methodology used by the chemistry professor consist on expository classes and exercises that prioritize the memorization of formulas, concepts and mathematical proofs. In the analysis of the evolution of the concepts, it can be observed that the students increased the level of knowledge in relation to the atomic model of Niels Bohr addressed in the didactic proposal. Most of the students investigated evaluated the use of audiovisual and technological resources in Chemistry teaching, emphasizing that it would be easier to learn the contents of this discipline with the use of this tool. Based on these results it can be stated that the use of audiovisual and technological resources in the teaching and learning process of Chemistry proved to be efficient, once the proposed objectives were achieved.
Palavras-chave: TIC’s
Recursos audiovisuais e tecnológicos
Ensino de química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4326
Data do documento: 24-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBR21052018.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.