Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Gerlane Oliveira Silva-
dc.date.accessioned2018-05-21T11:22:43Z-
dc.date.available2017-05-17-
dc.date.available2018-05-21T11:22:43Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4328-
dc.description.abstractEducating Youth and Adults ( EJA ) includes the segment of the population had no access to school at the appropriate age . Well , it is an education aimed at a different audience, which requires of teachers capable of teaching practices cause these students to remain in school. The chosen theme brings ideas about this type of education making a reflection on the difficulties faced by students EJA workers . To support the theme seek references as Freire to build the argument. The importance of this research lies in suggesting alternatives that address the motivation of these students . We assume that citizens can hardly enjoy a good quality of life in today's society without an education that will prepare them to live in society . Thus , our main goal was to study and research the relation x school work for youth and adults of AYE , seeking to understand how best to fit the times and spaces of the classroom in order to facilitate access to learning , according to the interests and needs this real audience. The specific objectives are to: a) build a profile of students in public schools who attend a Fitness Cycle II of the EJA , with regard to: link with the world of work , type of work , workday and weekly , working conditions and wages ; b ) know the importance and necessity of the study revealed or expressed by each; c ) identify the level of expectation of these students / workers in relation to the school and the real contribution that school - intentionally or not - has offered to meet such expectations . As for the results highlight that the students see the studies a way to overcome their precarious living conditions and have observed all change once they are in school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-21T11:22:43Z No. of bitstreams: 1 GOSL17052017.pdf: 449116 bytes, checksum: 28a14e6da56790c56fa01904fe073342 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-21T11:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GOSL17052017.pdf: 449116 bytes, checksum: 28a14e6da56790c56fa01904fe073342 (MD5) Previous issue date: 2014-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlunos - trabalhopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAs dificuldades enfrentadas pelos alunos trabalhadores da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Laura Maria de Farias-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) contempla o segmento da população que não teve acesso à escola na idade adequada. Pois, trata-se de uma educação voltada para um público diferenciado, a qual exige dos professores práticas pedagógicas capazes de fazer com que estes alunos permaneçam na escola. A temática escolhida traz ideias acerca desta modalidade de ensino fazendo uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos trabalhadores da EJA. Para fundamentar o tema procuramos referências bibliográficas como Freire para construir a argumentação. A importância desta pesquisa está na sugestão de alternativas que visem a motivação destes alunos. Partimos do pressuposto de que dificilmente os cidadãos conseguem desfrutar de uma boa qualidade de vida na sociedade de hoje, sem uma educação que os prepare para viver em sociedade. Assim, nosso objetivo principal foi estudar e pesquisar a relação escola x trabalho para os jovens e adultos da EJA, buscando compreender como melhor adequar os tempos e espaços da sala de aula, de modo a facilitar o acesso à aprendizagem, conforme os interesses e necessidades reais deste público. Os objetivos específicos são os seguintes: a) construir um perfil dos alunos da rede pública de ensino, que frequentam uma sala do Ciclo II da EJA, no que se refere a: vinculação com o mundo do trabalho, tipo de trabalho, jornada diária e semanal, condições de trabalho e salarial; b) saber a importância e necessidade do estudo revelada ou expressada por cada um; c) identificar o nível de expectativa desses alunos/trabalhadores em relação à escola e a real contribuição que a escola - intencionalmente, ou não – vem oferecendo para atender tais expectativas. Quanto aos resultados destacamos que os alunos veem nos estudos uma forma de superar suas condições precárias de vida e todos já observaram mudança depois que estão na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOSL17052017.pdf438,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.