Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Ana Paula Pontes-
dc.creatorGomes, Karla Geanne Silva-
dc.date.accessioned2018-05-21T13:50:48Z-
dc.date.available2017-03-08-
dc.date.available2018-05-21T13:50:48Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4346-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the contribution of the use of games in the development of learning in teaching mathematics, especially in the additive field. Our theoretical references were Gérard Vergnaud, Sandra Magina, Tania Campos, Terezinha Nunes, work, "Rethinking Addition and Subtraction: Contributions of the Theory of Conceptual Fields, 2008" As Cristiano Muniz also in the work, "Play and Play: theoretical and links methodology in the field of mathematics education, 2010 ". These theorists show the importance of the addition and subtraction content in Elementary Education and also the use of games as a facilitator in learning. The methodology included qualitative and quantitative procedures, with the collection of data on classes of the 5th grade of elementary school, a Municipal School of João Pessoa, PB. As instruments, we use questionnaires, diagnostic and educational workshop games. When analyzing the data, we found that students present a vision of mathematics as something really difficult; understand situations and additive field with the idea of composition, when there is search for the final state and have difficulty in situations seeking the intermediate state (transformation) or inicial.A experience of games provided pleasure and engagement in learning in mathematics education . In the final diagnosis advances were evidenced in that pertain to logical reasoning and skills, but also identified difficulties in the analysis of statements of situations that show reversal. However, we find that actually the use of games in math classes as aid for developing teaching-learning is necessary.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-21T13:50:47Z No. of bitstreams: 1 APPL08032017.pdf: 2049570 bytes, checksum: fb35d2b23efaa5cc4e977b30ffd4aae4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-21T13:50:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APPL08032017.pdf: 2049570 bytes, checksum: fb35d2b23efaa5cc4e977b30ffd4aae4 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectCampo aditivopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.titleUtilização de jogos na aprendizagem do campo aditivo em turmas do 5° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azeredo, Maria Alves de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade analisar a contribuição da utilização de jogos no desenvolvimento da aprendizagem no ensino de Matemática, principalmente no campo aditivo. Nossos referenciais teóricos foram Gérard Vergnaud, Sandra Magina, Tânia Campos, Terezinha Nunes, na obra, “Repensando Adição e Subtração: Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais, 2008”.Como também Cristiano Muniz na obra, “Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática, 2010”. Esses teóricos mostram a importância dos conteúdos de adição e subtração no Ensino Fundamental e também o uso de jogos como facilitador na aprendizagem. A metodologia abrangeu procedimentos qualitativos e quantitativos, com a coleta de dados em turmas do 5o ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal de João Pessoa, PB. Como instrumentos, utilizamos questionários, diagnósticos e uma oficina pedagógica de jogos. Ao analisarmos os dados, identificamos que os alunos apresentam uma visão da Matemática como algo realmente difícil; compreendem bem situações do campo aditivo com a ideia de composição, quando há busca é pelo estado final e apresentam dificuldades em situações que buscam pelo estado intermediário (a transformação) ou inicial.A vivência dos jogos proporcionou prazer e envolvimento na aprendizagem no ensino de Matemática. No diagnóstico final foram evidenciados avanços no que dizem respeito ao raciocínio lógico e suas habilidades, porém, ainda identificadas dificuldades na análise de enunciados de situações que evidenciam inversão. No entanto, concluímos que realmente se faz necessário o uso de jogos nas aulas de matemática como auxílio para o desenvolvimento ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APPL08032017.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.