Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4382
metadata.dc.type: TCC
Title: A utilização do design thinking como metodologia para o desenvolvimento de novos produtos na COTEMINAS João Pessoa
metadata.dc.creator: Kuroski, Valdir
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Rosivaldo de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Nadja Valéria
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a utilidade do design thinking no desenvolvimento de novos produtos na Coteminas João Pessoa. Para tanto, utilizou-se da pesquisa exploratória bibliográfica, entrevista aprofundada com gestores da empresa e estudo documental realizado na própria empresa Coteminas. Diagnosticou-se que esta organização é muito bem estruturada, contando com um processo de desenvolvimento de produtos bastante funcional. No entanto, ainda trabalha em um modelo linear, que não corresponde à dinâmica atual do mercado consumidor. A empresa tem um excelente relacionamento com os seus consumidores, fruto, principalmente, do seu SVC (Serviço de Valorização do Consumidor). Trabalha com práticas de inovação modernas, focadas para atuar em seus processos. Necessitando de uma metodologia que leve esta prática para seus produtos. Constatou-se, através desta pesquisa, que a metodologia do design thinking pode ser bastante útil para a empresa Coteminas João Pessoa, que se encontra perfeitamente apta a adotá-la. Sugere-se, então, a criação de uma equipe multidisciplinar para ser treinada e iniciar projetos nesta metodologia.
Abstract: The objective of this work is to investigate the usefulness of design thinking in the development of new products in Coteminas João Pessoa. For that, we used exploratory bibliographical research, an in-depth interview with company managers and a documentary study carried out at the company Coteminas. It has been diagnosed that this organization is very well structured, counting on a process of product development quite functional. However, it still works on a linear model, which does not correspond to the current dynamics of the consumer market. The company has an excellent relationship with its consumers, mainly thanks to its CVS (Consumer Valuation Service). It works with modern innovation practices, focused to act in its processes. Needing a methodology that takes this practice to your products. It was verified, through this research, that the methodology of design thinking could be very useful for the company Coteminas João Pessoa, that is perfectly apt to adopt it. It is suggested, then, the creation of a multidisciplinary team to be trained and to initiate projects in this methodology.
Keywords: Administração de mercados
Mercadologia
Design thinking
Desenvolvimento de produtos
Relacionamento com clientes
Serviço de valorização do consumidor (SVC)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4382
Issue Date: 13-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VK01062018.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons