Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4388
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão de custos como suporte para a formação do preço de venda numa microempresa varejista de roupas e calçados
metadata.dc.creator: Paula, Marília Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Rosivaldo de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Felinto, Arturo Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: As empresas privadas possuem o propósito de gerar lucro e para tanto o preço de venda deve ser bem definido tomando como base os seus custos, uma das etapas primordiais para definição do preço de venda é ter a contabilidade de seus custos, para se ter a informação de ganho ou perda. Se a empresa quiser diminuir as possibilidades de prejuízos, deve começar com uma boa gestão de seus custos, conhecendo de forma mais profunda os seus gastos. Neste caso, o presente trabalho de pesquisa tem o propósito de caracterizar o método de custeio, identificando a metodologia usada para formação de preço de venda numa loja de roupas e calçados considerado para a pesquisa, para posteriormente elaborar um sistema de custo que embase o preço de venda. A metodologia da pesquisa se caracteriza em descritiva, utilizando-se do procedimento de estudo de caso, tendo como técnicas como sondagem de dados, entrevistas e levantamento documental. O instrumento para coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado e os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa. A análise dos dados permitiu saber que a loja de roupas e calçados não possuía um sistema de custeio e sua formação de preço era baseada em uma taxa de porcentagem, na qual o cálculo era feito pela experiência no mercado. Foi-se então feito uma estruturação de seus custos e mark-up para o seu preço de venda.
Abstract: Não possui abstract.
Keywords: Administração de vendas
Comércio varejista
Mercado varejista
Microempresas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4388
Issue Date: 14-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAP05062018.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons