Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/439
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da prática experimental no ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos.
metadata.dc.creator: Lira, Luzia dos Santos.
metadata.dc.contributor.advisor1: Capim, Saulo Luís.
metadata.dc.description.resumo: O modelo educacional encontrado hoje em dia nas mais diversas instituições públicas de ensino tem contribuído de forma significante com os baixos índices de educação dos alunos do nosso país, em especial àqueles que fazem parte da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), e desta forma, o momento histórico no qual vivemos exige uma reflexão sobre as estratégias usadas em sala de aula para o ensino das Ciências especialmente da Biologia. Nesse sentido, a metodologia de ensino deve apreciar uma dinâmica diferenciada que envolva os alunos em questões, relacionada ao seu dia a dia resultado da vida prática. Sendo assim, este trabalho tem objetivo principal verificar e comparar a eficiência da utilização das modalidades didáticas exposição teórica (metodologia tradicional) e exposição teórica-prática, no processo ensino-aprendizagem em Biologiaem seis turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries da Educação de Jovens e Adultosna Escola Estadual de Ensino Médio José Rocha Sobrinho, localizada no município de Bananeiras – PB.Neste contexto, o professor da disciplina foi entrevistado com o intuito de buscarmos informações sobre a metodologia aplicada em sala de aula e posteriormente, foi realizado um levantamento dos conteúdos a ser ministrados e para os mesmos, foram propostos experimentos práticos de biologia. As turmas foram divididas em um (grupo controle) aos quais fariam parte os alunos que não participariam de aulas práticas experimentais e um (grupo experimental) aos quais estariam presentes os alunos que iriam participar de práticas experimentais de biologia. Ao final foi realizada uma pesquisa qualitativa/estudo de caso a partir da aplicação de um questionário e também uma avaliação em que se procurou analisar as ideias dos alunos após o processo de ensino-aprendizagem sobre o tema desenvolvido. Os resultados comprovaram a eficácia da exposição teórica-prática, no processo ensino-aprendizagem em Biologia, sendo que os alunos pertencentes ao grupo experimental obtiveram melhor rendimento que os alunos do grupo controle, ressaltando assim a importância da prática experimental no ensino de Biologia na EJA.
Abstract: The educational model found today in various educational institutions has contributed significantly to the low levels of education of students in our country, especially those who are part of the teaching modality Youth and Adults (EJA) and thus the historical moment in which we live requires a reflection on the strategies used in the classroom for teaching science especially biology. In this sense, the teaching methodology to assess a different dynamics involving students in issues related to their daily life practical result. Thus, this work has main objective to verify and compare the efficiency of the use of modalities didactic lecturing (traditional method) and a theoretical and practical, in the teaching-learning in biology in six classes 1st, 2nd and 3rd series of Education Youth and Adults in the State School Secondary José Rocha Sobrinho, located in the municipality of Bananeiras - PB. In this context, the subject teacher was interviewed in order to seek information on the methodology applied in the classroom and later, a survey was conducted of the content being taught and the same have been proposed practical experiments in biology. The classes were divided into a (control group) which would be part of students who do not participate in experimental classes and one (the experimental group) which would be present students who would participate in practice experimental biology. At the end we conducted a qualitative research / case study from a questionnaire and an evaluation which sought to examine the ideas of the students after the teaching-learning about the theme. The results confirmed the effectiveness of theoretical and practical exposure in the teaching-learning process in biology, and students from the experimental group had better performance than students in the control group, thus underscoring the importance of experimental practice in the teaching of Biology in EJA.
Keywords: Ensino e aprendizagem da biologia
Educação de jovens e adultos
Teaching and learning of biology
Youth and adult education
metadata.dc.publisher.department: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/439
Issue Date: 6-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSL06092013.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.