Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Sabrina Pereira de Lima-
dc.date.accessioned2018-06-06T12:31:28Z-
dc.date.available2015-02-20-
dc.date.available2018-06-06T12:31:28Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4392-
dc.description.abstractThis research entitled "A brief look at aggression in early childhood education" aimed at identifying the main challenges and opportunities to ensure a non-violent school environment, because the child has the right to education safe spaces, healthy and welcoming. Thus, through a qualitative approach, whose goal is to understand the psychological and sociological aspects, in addition to forming an overview of the subject studied, we were outlining how teachers understand and deal with aggressive behavior in early childhood education, as this behavior is naturalized in classrooms at an earlier age and may become entrenched in a negative way, causing effects on adult life through drug abuse and even illegal ways of survival. By reason of early childhood education is a fundamental phase for the formation of the child's personality, intervention at this stage is paramount. Given this importance, we applied a questionnaire to ten teachers of two Early Childhood Education Reference Center - CREIS the city of João Pessoa in Paraíba. So prioritize Winnicottiana theory (1982) for data analysis and the collected results pointed to the need for specific training in the operation with aggressive children, whether in initial or continuing education. Therefore, there is urgent need to implement public policies to ensure a safe school environment and that allows the teachers adequate preparation to act to minimize aggressive behavior in classrooms, for that aggression in school does not come to be consolidated with violence, becoming an insoluble problem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-06-06T12:31:27Z No. of bitstreams: 1 SPLM20022015.pdf: 380945 bytes, checksum: 02e84826d0bab4fac55f6fd8c8e56eab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-06T12:31:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SPLM20022015.pdf: 380945 bytes, checksum: 02e84826d0bab4fac55f6fd8c8e56eab (MD5) Previous issue date: 2014-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAgressividade infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscola - violênciapt_BR
dc.titleUm breve olhar sobre a agressividade na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Verônica de Lourdes Batista de-
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada “Um breve olhar sobre a agressividade na educação infantil” teve como objetivo identificar os principais desafios e possibilidades para garantir um ambiente escolar não violento, pois a criança tem o direito a espaços educativos seguros, saudáveis e acolhedores. Desse modo, através de uma abordagem qualitativa, cuja meta é compreender os aspectos psicológicos e sociológicos, além de formar uma visão geral do tema estudado, fomos delineando a forma como as professoras compreendem e lidam com o comportamento agressivo na educação infantil, visto que este comportamento está se naturalizando nas salas de aula cada vez mais cedo e poderá se consolidar de maneira negativa, causando reflexos na vida adulta. Pelo motivo de a educação infantil ser uma fase fundamental para a formação da personalidade da criança, a intervenção nesta fase é primordial. Considerando esta importância, aplicamos um questionário a dez professoras de dois Centros de Referência da Educação Infantil - CREIS do município de João Pessoa, na Paraíba. Assim, priorizamos a teoria Winnicottiana (1982) para a análise de dados e os resultados coletados apontaram para a necessidade de uma formação específica acerca da atuação com crianças agressivas, seja na formação inicial ou continuada. Portanto, é urgente a necessidade da implantação de políticas públicas que garantam um espaço escolar seguro e que possibilite aos docentes uma preparação adequada para atuarem de modo a minimizar o comportamento agressivo em salas de aula, para que a agressividade na escola não chegue a se consolidar com a violência, tornando-se um problema insolúvel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SPLM20022015.pdf372,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.