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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4394| Tipo: | TCC |
| Título: | O construtivismo na prática docente em escolas públicas do município de João Pessoa |
| Autor(es): | Andrade, Maria Aparecida Rosa de |
| Primeiro Orientador: | Baptista, Maria das Graças de Almeida |
| Resumo: | A presente pesquisa busca compreender em que consiste o construtivismo nos documentos oficiais e na práxis de professores do Ensino Fundamentação e Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas do Município de João Pessoa. Para atingir esse objetivo foram desenvolvidos os seguintes passos: analisar as concepções dos professores acerca da teoria construtivista; identificar elementos construtivistas no Projeto Político Pedagógico; destacar elementos construtivistas na prática pedagógica dos professores que se intitulam construtivistas; levantar e apontar as contradições na implantação de uma proposta construtivista na escola. A pesquisa desenvolveu-se em uma perspectiva qualitativa, tendo como campo de estudo duas escolas municipais, uma na modalidade Ensino Fundamental e outra na modalidade Educação de Jovens e Adultos, e como sujeitos os docentes dessas instituições. A relevância desse estudo para a educação justifica-se, na medida em que possibilita um maior esclarecimento e entendimento sobre o construtivismo, dando destaque a sua origem, sua aplicação em sala de aula, como o mesmo aparece nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições e na concepção e compreensão dos docentes. Por fim, a metodologia permite apontar algumas contradições que diferenciam a práxis destes docentes. |
| Abstract: | The present research search to understand what is constructivism in official documents and in the praxis of teachers of Elementary School and Youth and Adults Education in the public schools in the city of João Pessoa. To achieve this goal were developed the following steps: examine teachers' conceptions about the constructivist theory; identify elements constructivist in the Pedagogical Political Project; highlight constructivist elements in the practice of teachers who call themselves constructivists; stand up and point out the contradictions in the deployment of a constructivist school proposal. The research developed in a qualitative perspective, taking as field of study two public schools, one in Elementary School and another in Youth and Adults Education, and as subjects teachers of these institutions. The relevance of this study for education is justified as it provides greater clarification and understanding of constructivism, highlighting its origin, its application in the classroom, as well as the same appears appears in Projects Pedagogical Political of institutions and the conception and understanding of teachers. Finally, the methodology allows to point out some contradictions that distinguish the practice of these teachers. |
| Palavras-chave: | Construtivismo - documentos oficiais Projeto Político Pedagógico Pedagogia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4394 |
| Data do documento: | 13-Set-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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