Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4399
Tipo: TCC
Título: Percepção de professores acerca da educação psicomotora no ensino infantil
Autor(es): Cavalcanti, Jessyka Natalya de Sousa
Primeiro Orientador: Escarião, Andréia Dutra
Resumo: A presente pesquisa foi realizada na instituição pública, na cidade de João Pessoa- PB. Este estudo investiga as percepções dos professores da educação infantil e a relação que têm com a metodologia de ensino usada em sala de aula. O objetivo do estudo foi verificar se os professores da educação infantil têm conhecimentos acerca da psicomotricidade, considerando sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Também se buscou saber se esses mesmos professores utilizam a psicomotricidade em sua metodologia de ensino, tendo em vista que é fundamental trabalhar sobre os aspectos psicomotores de seus alunos para que alcancem o sucesso escolar. Participaram do estudo os professores da educação infantil da instituição escolhida. Quanto a metodologia da pesquisa foi adotada um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Para tanto se elaborou um instrumento classificado como questionário, dividido em duas partes, a primeira com respostas objetivas e a segunda com respostas abertas. Da presente pesquisa foi concluído que os professores não possuem conhecimento acerca do que é a psicomotricidade e, consequentemente, não a utilizam em sua metodologia de ensino. Situação que pode ser trabalhada por outros profissionais, como por exemplo, o psicopedagogo, também relatado neste estudo. Foi possível concluir também que a falha dos professores não compreenderem os aspectos do desenvolvimento psicomotor se deve ao fato de que não é uma temática trabalhada em suas graduações.
Abstract: The current research was conducted in the public institution, in the city of João Pessoa-PB. This study investigates the perceptions of teachers of early childhood education and the relationship they have with the teaching methodology used in class. The goal of the study was to determine whether teachers of early childhood education have knowledge about psicomotricity, considering its importance to the development and learning of the human being. It was also sought to know whether these same teachers use psicomoticity in their teaching methodology, considering that it is essential to work on the psychomotor aspects of their students to achieve academic success. The teachers of early childhood education from the chosen institution took part on the study. As to the research methodology it was a study case in a qualitative approach. For that it was developed a instrument classified as survey, divided into two parts, the first with objective answers and the second with open answers. From this research it was concluded that teachers of early childhood education have no knowledge of what is psicomotricity and hence do not use it in their teaching methodology. Situation that can be worked by other professionals, as for example, the psychopedagogist, also stated in the study. It was also possible to conclude that the failure of teachers in not comprising the psychomotor development aspects is due to the fact that it is not a subject explored in their graduations.
Palavras-chave: Educação Infantil
Psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento humano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4399
Data do documento: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JNSC11092014.pdf652,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.