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metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção de professores acerca da educação psicomotora no ensino infantil
metadata.dc.creator: Cavalcanti, Jessyka Natalya de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Escarião, Andréia Dutra
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa foi realizada na instituição pública, na cidade de João Pessoa- PB. Este estudo investiga as percepções dos professores da educação infantil e a relação que têm com a metodologia de ensino usada em sala de aula. O objetivo do estudo foi verificar se os professores da educação infantil têm conhecimentos acerca da psicomotricidade, considerando sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Também se buscou saber se esses mesmos professores utilizam a psicomotricidade em sua metodologia de ensino, tendo em vista que é fundamental trabalhar sobre os aspectos psicomotores de seus alunos para que alcancem o sucesso escolar. Participaram do estudo os professores da educação infantil da instituição escolhida. Quanto a metodologia da pesquisa foi adotada um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Para tanto se elaborou um instrumento classificado como questionário, dividido em duas partes, a primeira com respostas objetivas e a segunda com respostas abertas. Da presente pesquisa foi concluído que os professores não possuem conhecimento acerca do que é a psicomotricidade e, consequentemente, não a utilizam em sua metodologia de ensino. Situação que pode ser trabalhada por outros profissionais, como por exemplo, o psicopedagogo, também relatado neste estudo. Foi possível concluir também que a falha dos professores não compreenderem os aspectos do desenvolvimento psicomotor se deve ao fato de que não é uma temática trabalhada em suas graduações.
Abstract: The current research was conducted in the public institution, in the city of João Pessoa-PB. This study investigates the perceptions of teachers of early childhood education and the relationship they have with the teaching methodology used in class. The goal of the study was to determine whether teachers of early childhood education have knowledge about psicomotricity, considering its importance to the development and learning of the human being. It was also sought to know whether these same teachers use psicomoticity in their teaching methodology, considering that it is essential to work on the psychomotor aspects of their students to achieve academic success. The teachers of early childhood education from the chosen institution took part on the study. As to the research methodology it was a study case in a qualitative approach. For that it was developed a instrument classified as survey, divided into two parts, the first with objective answers and the second with open answers. From this research it was concluded that teachers of early childhood education have no knowledge of what is psicomotricity and hence do not use it in their teaching methodology. Situation that can be worked by other professionals, as for example, the psychopedagogist, also stated in the study. It was also possible to conclude that the failure of teachers in not comprising the psychomotor development aspects is due to the fact that it is not a subject explored in their graduations.
Keywords: Aprendizagem
Educação Infantil
Psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento humano
Metodologia de ensino
Learning
Early childhood education
Psicomotricity
Psychomotor development
Human Development
Teaching methodology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4399
Issue Date: 29-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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