Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/440
metadata.dc.type: TCC
Title: Uso de recursos descartáveis no ensino de ciências: uma experiência na E.M.E.F. Prof.ª Terezinha Garcia Pereira.
metadata.dc.creator: Alves, Isabel Hosana Dantas.
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Isabel Marinho da.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho que tem como tema “Uso de Recursos Descartáveis no Ensino de Ciências: Uma experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Terezinha Garcia Pereira”, objetivou identificar a importância do uso dos recursos descartáveis no ensino de ciências da Educação Básica da referente escola, localizada no município de Brejo do Cruz, estado da Paraíba. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa. Inicialmente fizemos uma observação das aulas de ciências na escola mencionada, com alunos do 6º ao 9º Ano, no turno da tarde. Em seguida aplicamos um questionário com a professora e os alunos, que assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Como resultados da pesquisa, tivemos respostas muito favoráveis para o uso dos recursos descartáveis no ensino de ciências. Porém, através dos dados coletados, foi possível observar que estes recursos não são utilizados na disciplina em estudo, apesar da escola já ter realizado um Projeto com esses materiais. Neste trabalho, abordamos ainda, práticas pedagógicas viáveis a um ensino de ciências mais contextualizado com o meio ambiente. E em alguns questionários não foi mencionada a finalidade do uso desses materiais, considerando assim, necessário um maior planejamento para incentivar e efetivar o uso consciente desses recursos em prol de uma educação mais ecológica.
Abstract: This work has the theme "Use of Resources Disposables in science education: An experience at the Municipal School of Basic Education Professor Therese Garcia Pereira", aimed to identify the importance of using disposable resources in science education Basic Education regarding the school, localized in the Cross Swamp, State of Paraiba. Therefore, the work was developed through a qualitative research. Initially we made a note of science lessons in school mentioned, with students from 6th to 9th grade, in the afternoon. Then applied a questionnaire to the teacher and the students, who signed a consent form. As the survey results, we had very favorable responses to the use of disposable resources in science education. However, through the data collected, it was observed that these resources are not used in the discipline under study, although the school has already carried out a project with such materials. In this paper we also viable pedagogical practices to a more contextualized science education to the environment. And in some questionnaires did not mention the purpose of the use of these materials, considering thus required more planning to encourage and effect the conscious use of those resources towards a more ecological education.
Keywords: Ensino de ciências
Práticas pedagógicas
Science teaching
Teaching practices
metadata.dc.publisher.department: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/440
Issue Date: 6-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IHDA06092013.pdf904,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.