Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4400
metadata.dc.type: TCC
Title: Brincadeira é coisa séria: a influência do lúdico na atuação psicopedagógica a fim de contribuir para o desenvolvimento da criança na educação infantil
metadata.dc.creator: Andrade, Jéssica Vanessa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo mostrar a importância do lúdico para o desenvolvimento e o processo de aprendizagem da criança na educação infantil, pois favorece o desenvolvimento integral das crianças. Visando a ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através de brincadeiras e jogos, buscamos empreender esse estudo. A ludicidade na educação infantil pode ser desenvolvida tanto na sala de aula regular como na brinquedoteca, que é um espaço privilegiado que pode contribuir para que a criança brinque, tanto de forma livre quanto orientada; nesse espaço, busca-se privilegiar o aspecto pedagógico do brincar, direcionando-o para a aprendizagem. O brincar vem assumindo um papel fundamental na vida das crianças, uma vez que proporciona aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de forma agradável. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. De forma mais especifica espera-se, portanto compreender como o psicopedagogo usa o lúdico no seu trabalho diário; dessa forma identificar como crianças com dificuldades de aprendizagem se desenvolvem com a aplicação da metodologia lúdica; assim conhecer os instrumentos de aprendizagem usando o lúdico na fixação da mesma. O interesse pela escolha da temática se deu a partir do trabalho com crianças de educação infantil em experiência vivenciada no decorrer da realização do estágio supervisionado na instituição escolar, onde percebemos a importância do trabalho lúdico no desenvolvimento infantil. Juntamente a isto, tivemos a oportunidade de ampliar os estudos no curso de psicopedagogia e consequentemente em temas que envolvem esta temática. Do ponto de vista metodológico, optamos por fazer um relato de caso clínico, caso esse desenvolvido por ocasião do estágio clínico em psicopedagogia. O sujeitos da pesquisa, portanto, é o mesmo do atendimento clínico. Por fim, apresentamos as considerações finais apontando a importância da atividade lúdica como espaço de aprendizagem, que favorece o desenvolvimento integral das crianças e contribui diretamente no processo educativo de forma coerente, dinâmica e flexível, bem como, na formação de sujeitos reflexivos e ativos no meio social do qual fazem parte.
Abstract: This research aims to show the importance of playfulness to the development and learning of children in early childhood education process because it promotes the integral development of children. Aiming playfulness as a path to learning and knowledge building through play and games, we seek to undertake this study. The playfulness in early childhood education can be developed in both the regular classroom and in the playroom, which is a special area that can help the children to play, both as free targeted way, in this space, we try to focus on the pedagogical aspect of play, directing you to learning. The play is assuming a key role in children's lives, as it provides learning and skills development in a pleasant way. This work has as main objective to analyze the importance of the use of the ludic in the process of teaching and learning in early childhood education. To be more specific it is expected therefore to understand how psychopedagogists recreational uses in their daily work ; thus identify how children with learning difficulties develop with the application of ludic methodology , so know the learning tools using the play in setting thereof. Interest in the choice of the theme took from working with children in early childhood education experience lived during the completion of the supervised internship in a school, where we realize the importance of playful work in child development. Along with this, we had the opportunity to broaden their studies in the course of educational psychology and consequently on topics involving this topic. From the methodological point of view, we chose to make a case report, this case developed during the clinical internship in educational psychology. The subjects of the research, therefore, is the same in clinical care. Finally, we present concluding remarks emphasizing the importance of playful activity as a learning space, favoring the integral development of children and contributes directly to the educational process in a coherent, dynamic and flexible, as well as in the formation of active and reflective subjects in social environment to which they belong.
Keywords: Brincadeira
Aprendizagem
Desenvolvimento
Psicopedagogia
Play
Learning
Development
Psychoeducation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4400
Issue Date: 13-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JVSA11092014.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.