Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4401
metadata.dc.type: TCC
Title: Analisando os comportamentos de cuidado com a sala de aula a partir dos valores humanos
metadata.dc.creator: Santos, Rubianne Soares dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pessoa, Viviany Silva
metadata.dc.description.resumo: A sala de aula se constitui de uma ferramenta importante no processo de ensino- aprendizagem, uma vez que está diretamente relacionada ao bem-estar daqueles que a ocupam, pois a falta de conforto, em todos os seus aspectos, influi no desempenho dos alunos na sala de aula, tanto em termos de saúde, interação entre pares e aprendizado. É interessante observar que a qualidade da sala de aula também depende das ações dos seus usuários. Com base nesse panorama, fica clara a importância de conhecer as bases dos comportamentos desses estudantes frente ao cuidado com o ambiente escolar. Adotou-se como suportes conceituais para essa discussão a relação pessoa-ambiente e a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos. Para tanto, traçou-se como objetivo principal conhecer os comportamentos de cuidado com o ambiente da sala de aula mais comuns entre os alunos. Participaram inicialmente do estudo 160 alunos da rede pública de ensino do Município de João Pessoa, do 1o ano do ensino médio. Número que, durante as etapas do estudo, foi sendo reduzido em função das atividades propostas. Os instrumentos usados foram: protocolo de observação, questionários, além de atividades para a intervenção. A ação foi dividida em três momentos principais: Momento 1 - reconhecimento da relação dos estudantes com o ambiente da sala de aula, a fim de traçar estratégias de intervenção, etapa útil para a seleção da turma de intervenção; Momento 2 - intervenção com atividades pautadas nos valores humanos; Momento 3 - avaliação da eficácia das atividades. Mesmo os resultados não apresentando estatísticas significativas, se mostraram úteis para o reconhecimento da realidade daquele grupo frente aos seus padrões valorativos e ao cuidado com a sala de aula. Também foi proporcionado um processo de sensibilização e de conhecimento, elementos fundamentais para a promoção de atitudes e condutas de cuidado ambiental. Confia-se que uma vez identificado o panorama dos alunos frente à temática e verificadas as estratégias de ações mais eficazes para o trabalho com seus padrões valorativos, seja viável promover comportamentos de cuidado com a sala de aula e, incentivar comportamentos de tal forma que incrementem o processo de aprendizagem de qualidade na formação geral dos jovens.
Abstract: The classroom is an important tool in the teaching- learning process, since it is directly related to the welfare of those who occupy it. The lack of comfort, in all its aspects, influences the performance of students in the classroom in terms of health, pair interaction and learning. It is interesting to notice that the quality of the classroom also depends on the actions of its users. Based on this view, it is clearly important to know the bases of behavior of these students towards the care of the school environment. It was adopted as conceptual supports for this discussion the person-environment relation and the Functionalist Theory of Human Values. So, the main aim was to know the behaviors of care related to the environment of the classroom. Initially, 160 students from public schools in the city of João Pessoa-PB took part in the study, students from the first year of high school. Due to the proposed activities, this number was being reduced during the stages of the study. The instruments used were: observation protocol, questionnaires and activities for intervention. The action was divided into three main stages: Moment 1 - recognition of the relation of students to the environment of the classroom in order to devise strategies for intervention, useful for the selection of the intervention class; Moment 2 - Intervention with activities based on human values; Moment 3 – evaluation of the effectiveness of the activities proposed. Even the results being not statistically significant, they are useful for the knowledge of the reality of that group and its value patterns and care over the classroom. It has also provided a process of awareness and knowledge which are essential to the promotion of environmental care attitudes and behaviors. It is believed that, once the behaviors of students towards the theme are identified, and strategies are analyzed for more effective action, in order to work with their value patterns, it is feasible to promote caring behaviors with the classroom and encourage behaviors that add to the learning process quality in general education of young people.
Keywords: Sala de aula
Aprendizagem
Valores Humanos
Psicopedagogia Institucional
Classroom
Learning
Human values
Institutional psychopedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4401
Issue Date: 24-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSS11092014.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.