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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4406
Tipo: TCC
Título: Engajamento escolar e suporte familiar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação
Autor(es): Souza, Zaqueu Alves Ramiro de
Primeiro Orientador: Pessoa, Viviany Silva
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar a relação entre o engajamento escolar e a percepção do suporte familiar, à luz da Teoria da Autodeterminação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa correlacional, no sentido de verificar um relacionamento estatístico entre as variáveis. A pesquisa foi realizada com 121 adolescentes matriculados no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, na cidade de João Pessoa, PB, com idades entre 13 e 20 anos (m = 15,39; dp = 1,34), sendo 53 do sexo masculino (43,8%) e 68 do sexo feminino (56,2%). Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo o Inventário de Percepção do Suporte Familiar, a Escala de Engajamento Escolar, a Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne e questões sociodemográficas. As respostas foram tabuladas e analisadas no SPSS. A partir das estatísticas descritivas e do coeficiente de correlação de Pearson (r), foi constatada correlação negativa entre todos os fatores do engajamento escolar com a percepção de inadequação familiar (dedicação: r = - 0,25; p ≤ 0,006; vigor: r = - 0,21; p ≤ 0,021; e absorção: r = - 0,20; p ≤ 0,032); e correlação positiva com a percepção de consistência familiar (dedicação: r = 0,27; p ≤ 0,003; vigor: r = 0,19; p ≤ 0,034; e absorção: r = 0,24; p ≤ 0,009). Os achados da pesquisa, associados à Teoria da Autodeterminação, mostram a importância da família para o engajamento do adolescente com a escola, enquanto suporte social que contribui para o fortalecimento da autoestima e da motivação intrínseca. O trabalho se apresenta como de fato relevante para a educação e para a Psicopedagogia ao apontar para a necessidade de olhar com atenção para o contexto familiar em suas intervenções, na busca por uma compreensão mais adequada dos processos de aprendizagem.
Abstract: The present study aims to determine the relationship between school engagement and the perception of family support, according to the Self-Determination Theory. Therefore, a correlational study was performed in order to verify a statistical relationship between variables. The survey was conducted with adolescents attending integrated technical education to high school in the city of João Pessoa, PB, aged between 13 and 20 years (mean = 15.39, SD = 1.34). 53 were male (43.8%) and 68 females (56.2%). Data were collected through a booklet containing the Inventory of Perception of Family Support, School Engagement Scale, the Marlowe-Crowne Social Desirability Scale and sociodemographic questions. These data were analyzed with SPSS to calculate descriptive statistics and Pearson correlation coefficient (r). As a result, significant correlation was observed between all factors of school engagement with the perception of family inadequacy and family consistency. Negative correlation between school engagement and family inadequacy (dedication: r = - 0.25, p ≤ 0.006; vigor: r = - 0.21, p ≤ 0.021; absorption: r = - 0.20, p ≤ 0.032) and positive correlation between school engagement and family consistency (dedication: r = 0.27, p ≤ 0.003; vigor: r = 0.19, p ≤ 0.034; absorption: r = 0.24, p ≤ 0.009). The research findings associated with the Self-Determination Theory, show the importance of family to the engagement of adolescents with school, while social support that contributes to the strengthening of self-esteem and intrinsic motivation. The work presented as relevant for education and for Psychopedagogy, it shows the need to intervene peering into the family context in the search for a more adequate understanding of learning processes.
Palavras-chave: Escola - família
Engajamento escolar
Teoria da autodeterminação
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4406
Data do documento: 13-Mar-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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