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metadata.dc.type: TCC
Title: A interface da Psicopedagogia frente à inclusão na educação infantil
metadata.dc.creator: Araújo, Graciara Alves dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, visa o desenvolvimento integral da criança utilizando práticas do cuidar e educar, através da valorização do brincar, do lúdico como meio de expressão natural e de crescimento da criança, na intenção da complementação da educação familiar, e sociocultural. Nesse sentido é um avanço focalizar desde esta primeira etapa do ensino formal um plano de educação inclusiva que envolva a criança já na primeira infância para seu desenvolvimento global, possibilitando a deficiência ser o ponto de partida para suas potencialidades, e não de chegada, oportunizando de forma mais igualitária o ensino, favorecendo seu futuro, e proporcionando oportunidades substanciais na sociedade. Incluir desde a educação infantil significa romper com o atual padrão educacional, buscando um caminho para que a escola possa constituir sua ação formadora para todos os que dela participam. Partindo dessa premissa objetiva-se delinear possibilidades de intervenção psicopedagógicas para inclusão na educação infantil. Participaram destapesquisa 10 professores da Educação Infantil e 1 psicopedagoga institucional. O enfoque deste construto foi a pesquisa de levantamento de dados, que se propôs a catalogar a concepção dos docentes a respeito da inclusão de alunos com deficiência na Educação Infantil. Diante dos dados coletados, e resultados do estudo, foi possível notar que a maior parte dos docentes almejam melhorias na dinâmica pedagógica. E que a maior dificuldade citada sobre a inclusão relaciona-se à questões curriculares, e formato da escola regular. Deste modo foi perceptível que diversas mudanças são essenciais para a inclusão escolar de alunos com deficiência na Educação Infantil, e que exige compromisso amplo de todos.
Abstract: The Child Education, the first step of Basic Education, aims the integral development of child using practices from care and education through the appreciation of the play, the playfulness as a means of expression and natural growth of the child, with the intention of complementing the family education, and sociocultural. In this sense it is an advance to focalize on this first stage of the formal education, a plan for inclusive education that involves the child in infancy for their overall development, enabling the deficiency to be the starting point for their potential, not the arrival, providing opportunities for form more equal education, favoring its future, and providing substantial opportunities in the society. Include since Child Education means breaking with the current educational standard, seeking a path to the school can be a formative action for all who participate. From this premise aims to outline possibilities of psychopedagogical intervention for inclusion in early child education.Participated in this survey 10 teachers from and first institutional psycho. The focus of this construct was the survey research data, they set out to catalog the teachers' conception about the inclusion of disabled students in Early Childhood Education. From the data collected, and results of the study, it was noticeable that most teachers aspire improvements in pedagogical dynamics. And that the greatest difficulty mentioned about inclusion relates to curriculum issues, and the regular school format. Thus it was apparent that many changes are essential for school inclusion of students with disabilities in child education, and that requires extensive commitment of all.
Keywords: Inclusão
Educação Infantil
Psicopedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4407
Issue Date: 18-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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